Estratégias baseadas em dados e investimento em omnichannel podem transformar o pico de vendas da Black Friday em relacionamento contínuo com o consumidor, segundo especialista da Siprocal


 

São Paulo, outubro de 2025 - A Black Friday ainda se destaca como a principal data comercial para o setor de varejo, assim como o 11.11, que passou a ganhar força a partir do último ano. Segundo a pesquisa de Intenção de Compra – Black Friday 2025, realizada por Tray, Bling, Octadesk e Vindi, 70% dos consumidores já estão se planejando financeiramente para a data. Em outras palavras, este é o momento ideal para as marcas começarem a estruturar estratégias para se conectarem aos seus clientes de uma maneira assertiva a pequeno, médio e longo prazo.

 

“As empresas precisam enxergar a Black Friday como uma porta de entrada para o relacionamento com os seus clientes e usar a tecnologia a seu favor. Por meio da segmentação de dados, elas têm a possibilidade de investir em uma comunicação que seja capaz de navegar por meio de diferentes frentes indo do mobile para a TV Conectada e até mesmo para os games, aumentando as chances de conversão e conexão com o público”, comenta Paula Freire, Head de Ad Sales da Siprocal, empresa de tecnologia para publicidade digital em múltiplos dispositivos.

 

A mesma pesquisa aponta ainda que as intenções de compra para a data estão distribuídas entre sites de lojas (58%), aplicativos (52%), marketplaces (31%) e lojas físicas (29%). Esse comportamento de compra reforça um movimento moldado pela omnicanalidade, o que incentiva as empresas a estudarem a fundo onde o seu público estará presente ao longo da Black Friday deste ano.

 

A especialista defende que o segredo está na personalização e no contato constante com o cliente. Tecnologias como o Household Sync, por exemplo, permitem integrar campanhas entre múltiplas telas, mantendo a mesma audiência.. Isso reforça o impacto aos consumidores de uma forma constante e relevante ao longo da jornada de compra do usuário em questão, independentemente do local em que se encontra: usando um smartphone, em frente às grandes telas ou até mesmo em plataformas de entretenimento como os games. 

 

Na prática, as marcas são capazes de notificar os consumidores por meio de push notification com conteúdos personalizados, coordenar campanhas interligadas entre a TV Conectada e dispositivos móveis, e acompanhar mensurações de dados em tempo real. Esse tipo de movimento é essencial para entender o impacto de cada uma das campanhas e otimizar a entrega de conteúdo de acordo com o comportamento do público.

 

“As marcas precisam estar presentes de uma maneira relevante dentro do dia a dia do seu público-alvo. Quando se conectam com o consumidor no momento certo, com a mensagem certa, as chances de construção de vínculo e, consequentemente, a fidelização acabam aumentando. A chave está em criar uma jornada contínua, que pode começar na Black Friday e se estender por muito tempo”, finaliza a executiva.

 

Sobre a Siprocal

Siprocal é uma plataforma para publicidade que combina dados proprietários e tecnologia para ativar campanhas digitais personalizadas em múltiplas telas. Com soluções baseadas em comportamento, geolocalização e perfis de audiência, a empresa entrega eficiência em dispositivos móveis, TVs conectadas e games. Presente em toda a América, a Siprocal ajuda marcas a se conectarem com os consumidores onde eles realmente estão.