Takashi Manabe se reuniu com o prefeito Neto antes de visita ao Centro-Dia de Alzheimer, à Policlínica da Cidadania e ao CAPD


 


O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (10) o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe, e sua equipe, além de membros da Associação Nipo-Brasileira de Volta Redonda e Barra Mansa. Durante o encontro, Neto apresentou ao cônsul os serviços, projetos e programas desenvolvidos pelo município, em áreas como saúde, esporte, educação e terceira idade, entre outros.


 


“Mostramos um pouco do que Volta Redonda proporciona à população, um trabalho que é referência em diversas áreas, como segurança pública, assistência social, saúde, educação, atendimento às pessoas com deficiência, nossa Melhor Idade, e muito mais. E receber a visita do cônsul do Japão nos mostra que somos exemplo e que estamos no caminho certo”, frisou o prefeito Neto, citando o Bloco da Vida, o Centro-Dia Synval Santos e o Ciosp, entre outros equipamentos apresentados durante a reunião.


 


O cônsul-geral do Japão no Rio agradeceu a recepção e se mostrou admirado com o que assistiu. “É uma honra visitar outra vez esta cidade. Acho que esta é a quarta visita. E hoje, com o prefeito, vimos várias iniciativas e fiquei muito impressionado”, afirmou Takashi Manabe, que estava acompanhado de membros da Associação Nipo-Brasileira.


 


“E temos também a presença da comunidade nipo-brasileira, que está realizando atividades culturais, e espero a população de participe desses eventos para a amizade entre Japão e Volta Redonda. Sobretudo este ano, que são comemorados 130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil. Espero que neste ano comemorativo seja ainda mais fortalecido o laço de amizade entre Japão e Volta Redonda”, acrescentou o cônsul.


 


Também presente no encontro, a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, lembrou que já recebeu a visita do cônsul Takashi e fez questão de participar da reunião em Volta Redonda. “Recebemos o Cônsul do Japão em Barra do Piraí e iniciamos uma grande parceria que será muito importante para o desenvolvimento do nosso município. Ao saber que ele viria a Volta Redonda para visitar o prefeito Neto, fiz questão de estar presente também. Como nissei, acredito profundamente que essa aproximação entre o Brasil e o Japão trará excelentes frutos para o nosso povo”, destacou Katia Miki.


 


Visita a equipamentos de Volta Redonda


 


A reunião contou também com a participação da subsecretária municipal de Assistência Social de Volta Redonda, Larissa Garcez, e do deputado estadual Munir Neto, que articulou o encontro e acompanhou a comitiva durante visita do cônsul a equipamentos da Saúde e da Assistência Social do município. Após a reunião no gabinete do prefeito, os integrantes foram ao Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos), no bairro Jardim Paraíba.


 


No mesmo bairro, o representante do consulado japonês seguiu para o Estádio Raulino de Oliveira, onde pôde conhecer a Policlínica da Cidadania e demais setores do estádio, incluindo outros espaços de saúde.


 


A programação terminou com uma visita às atividades do Centro-Dia para Pessoas com Deficiência Lucas José Villela Braga (CAPD I), que está funcionando em caráter temporário em um espaço no próprio Estádio da Cidadania, enquanto as obras de melhorias na sede original avançam.


 


“Eles ficaram muito felizes com o que viram, muito admirados, nunca tinham visto nada igual a isso no Poder Público. Saíram impressionados com o trabalho de políticas públicas que é feito em Volta Redonda. E a troca de experiência também foi muito legal. Eles nos convidaram para ir também ao Rio, no consulado japonês”, disse Munir.