A tradicional escola de Santa Teresa, com seu castelo em estilo florentino, será o cenário do evento Itália no Castelo, em ocasião da Semana da Língua Italiana 2025 e da Semana da Gastronomia italiana, organizadas pelo Comite Dante Alighieri e pelo CEAT
Serão oferecidas aula de gastronomia, degustação de café e de vinho e aula de dança popular da Puglia (Pizzica), palestra sobre imigração e café e show de música italiana com o grupo Bossa Massa
O CEAT, em Santa Teresa, será a sede, no dia 15 de novembro (sábado), das 10h às 15h, do evento Itália no Castelo, parte da programação da Semana da Língua Italiana 2025, que, este ano, tem como tema “A Itália além das fronteiras” e da Semana da Gastronomia Italiana. O patrocínio é da Sociedade Dante Alighieri e o evento terá entrada gratuita.
O evento tem como objetivo valorizar a cultura e a gastronomia italiana, através da dança, música e produtos típicos, como café, vinhos, sorvete e pizza. Os visitantes terão oportunidade de participar de aula de gastronomia com a chef e professora Alessandra Sposetti e de dança popular Pizzica, da região da Puglia, com a professora Sulamita Costa, além de palestra com o especialista Rodolfo Teichner produtor do premiado café Nolita sobre a história da imigração italiana no Brasil e o cultivo de café, com direito à degustação de café torrado e moído na hora. O grupo ítalo-brasileiro Bossa é Massa com a cantora romana Francesca Lo Cicero fará uma apresentação de canções brasileiras que tiveram versões italianas, especialmente de bossanova. O público terá acesso a produtos típicos, como pizza e sorvete italiano da Pizza al Taglio e da Gelati de Leandro Migani. Estarão presentes também a sommelier Alessandra Rodrigues com degustação gratuita de vinhos, a Casa do Sardo e outros produtores. Ao final, será sorteada uma cesta com produtos italianos e o livro de Chico Buarque “Bambino a Roma”.
“Nossas atividades e atrações foram pensadas cuidadosamente e com todo carinho para apresentar aos cariocas algumas das riquezas da cultura e da gastronomia italiana. A realização desse evento em Santa Teresa tem uma importância enorme. Afinal, o bairro chegou a ser conhecido como a Calábria Carioca, tal o número de italianos que moravam em suas ruas, devido à proximidade do bairro com o centro da cidade, onde esses imigrantes trabalhavam. Tanto assim que várias ruas têm nomes de nascidos na Itália, como Júlio Otoni, Francisco Muratori, Eliseo Visconti e Paschoal Carlos Magno, um dos moradores mais ilustres e conhecido como o patriarca de Santa Teresa”, explica Lucas Hippolito, diretor pedagógico do CEAT.
“A Semana da Língua Italiana no Mundo acontece anualmente, sempre na terceira semana de outubro, e é organizada pela rede do corpo diplomático da Itália, em parceria com os Institutos italianos de cultura e /ou os Comitês Dante Alighieri, enquanto a Semana da Gastronomia esse ano ficou livre e sem data fixada. Ao longo dos anos, as duas Semanas tornaram-se os eventos mais importantes em escala global dedicados à língua e cultura italiana. Estamos imensamente felizes em contar com o CEAT como parceiro este ano, ainda mais pelo fato de a sede do evento ser um castelo com inspiração florentina”, explica o presidente do Comité Dante Alighieri Rio de Janeiro, Maximiliano Loschiavo.
O evento Itália no Castelo conta com o patrocínio da Società Dante Alighieri e apoio da Câmara de Comércio Italiana no Brasil, do Instituto Italiano de Cultura e do Instituto Europeu de Design.