Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2025 - Em celebração ao mês da consciência negra, o projeto Rotas Airbnb lança uma rota especial de afroturismo no Rio de Janeiro. Fruto de colaboração do Airbnb com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e o Voz das Comunidades (organização voltada para jornalismo comunitário e responsabilidade social), a iniciativa reúne destinos autênticos que valorizam a cultura, a economia local e a ancestralidade negra.

 

Idealizada por profissionais atuantes no afroturismo, a Rota Afroturismo no Rio de Janeiro evidencia a forte conexão do Rio com a cultura afro-brasileira, presente na música, culinária, religiosidade, festas e outros elementos. A curadoria reúne atrações nas quatro regiões da capital fluminense: o caldeirão cultural da Zona Norte, berço da cultura popular; a Zona Sul, para além das praias e a natureza; o legado da Zona Oeste; e o Centro, conhecido como “Pequena África”, intimamente ligado à presença da população negra na cidade. A página da rota está disponível em português e inglês.

 

“O lançamento da nova rota reflete o compromisso do Airbnb em contribuir para o desenvolvimento do turismo no Brasil, colaborando com a promoção do afroturismo e projetos voltados para o empoderamento econômico das comunidades locais. Apoiar o afroturismo é inspirar as pessoas a conhecer ainda mais a história e a identidade brasileiras, além de oferecer experiências únicas aos viajantes”, afirma Carla Comarella, Líder de Políticas Públicas do Airbnb no Brasil.

 

Afroturismo fortalece comunidades locais, promovendo orgulho cultural e identidade

Gabriela Palma, anfitriã de experiências no Airbnb no Rio de Janeiro, e Thaís Rosa, pesquisadora da cultura afro-brasileira, assinam o trabalho de pesquisa e criação da nova Rota Airbnb. As ilustrações são de autoria da ilustradora e artista gráfica Bárbara Quintino e a trilha sonora da animação composta por Moacyr Luz, músico e compositor carioca mestre em transformar o Rio em música.

 

O roteiro homenageia personalidades como Dida Nascimento, chef referência em culinária de inspiração africana no país; Ligia Parreira, estilista organizadora da loja colaborativa Pop Afro, que reúne talentos negros de moda, design e beleza; e Sheila Souza, turismóloga, pós-graduada em cultura afro-brasileira e africana e fundadora e CEO da Brazilidade, que oferece experiências guiadas, palestras e tours educativos na Favela Santa Marta, entre outros exemplos do empreendedorismo negro carioca.

 

Parcerias em foco

A força dessa rota nasce do trabalho do Airbnb com os parceiros Embratur, Abrasel e o Voz das Comunidades. Cada organização contribuiu com visão estratégica e expertise na promoção da cultura afro-brasileira e do desenvolvimento comunitário.

 

“O turista que vem ao Rio de Janeiro vai poder ficar mais um dia na cidade e percorrer as rotas de afroturismo tão ricas de história e de cultura, que fazem esse resgate e valorização das raízes africanas da formação do povo brasileiro, deslocando o protagonismo sobre quem apresenta o Brasil pro mundo. Essa parceria com o Airbnb para a organização dessas rotas tem também o objetivo de contribuir no impulsionamento dos pequenos negócios de empreendedores negros, ajudando a combater o racismo com geração de emprego e renda”, comenta Tânia Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur.

 

“Para Abrasel, valorizar bares e restaurantes é valorizar a cultura local e as raízes negras que tornam o Brasil um país único. Estamos felizes em contribuir para essa rota turística que destaca a riqueza cultural afro-brasileira”, afirma Maurício Costa, presidente da Abrasel RJ.

 

“Contribuir com o projeto da Rota de Afroturismo no Rio aproxima o Voz das Comunidades de seu propósito de valorizar as identidades negras e fortalecer o papel das favelas na preservação da cultura afro-brasileira. Essa parceria é um reconhecimento da potência cultural que nasce nos territórios e um passo importante para que o turismo também seja uma ferramenta de transformação social, geração de renda e fortalecimento do orgulho negro, sobretudo, memória”, reforça Rene Silva, Fundador e Presidente do Voz das Comunidades.

 

O Airbnb está comprometido a trabalhar em parceria com o setor público e as comunidades locais para que o turismo possa beneficiar a todos, desde proprietários de imóveis até os diversos setores da economia local - em parceria com governos e entidades, a plataforma já lançou 10 rotas de norte a sul do Brasil.
 

Visite a área de imprensa do Airbnb
 

Sobre a Embratur

É a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, órgão responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Trabalha pela geração de desenvolvimento social e econômico para o País por meio da ampliação do fluxo turístico internacional nos destinos nacionais.

 

Sobre a Abrasel

A Abrasel é a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, entidade fundada em 1986 por empresários do setor de alimentação fora do lar que engloba bares, restaurantes, padarias, cafeterias e similares. A missão da Abrasel é representar e desenvolver o setor, contribuindo para um país mais simples de se empreender e mais fácil de viver. Com mais de 28 mil associados, a Abrasel atua para fortalecer o setor que mais emprega por metro quadrado e, que geralmente é o primeiro emprego da maioria dos nossos jovens. A Abrasel atua também em várias ações para apoiar e defender os mais de 1.5 MM de estabelecimentos distribuídos por todo o território nacional, do Monte Caburaí em Roraima ao Chuí no Rio Grande do Sul.

 

Sobre o Voz das Comunidades

O Voz das Comunidades é uma organização de mídia e impacto social com duas décadas de atuação nas favelas do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, que tem como missão ampliar as vozes das favelas e fortalecer o protagonismo periférico. Além de veículo de comunicação, o Voz desenvolve projetos nas áreas de educação, cultura, combate à fome, cidadania e sustentabilidade, criando oportunidades para a juventude e impulsionando inovação social. Sua atuação conecta território, comunicação e políticas públicas, levando as pautas das favelas para espaços de decisão e debate nacional e internacional.

 

Sobre o Airbnb

O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com mais de 5 milhões de anfitriões que já receberam mais de 2 bilhões de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas que possibilitam que os viajantes conheçam outras comunidades de uma forma mais autêntica.

Contato para a imprensa - airbnb@ideal-axicom.com