Sisp centralizará informações das forças policiais e de órgãos do Sistema de Justiça Criminal em todo o Rio de Janeiro

Volta Redonda foi escolhida como cidade-piloto para a implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) – plataforma oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro voltada à gestão, organização e compartilhamento de dados de segurança pública. Nesta sexta-feira (10), o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, participou de uma reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos, na sede da pasta, no Rio de Janeiro.

O Sisp centralizará informações das forças policiais e de órgãos vinculados ao Sistema de Justiça Criminal, tornando-se a única base de dados oficial de segurança pública em todo o estado. O objetivo é agilizar o atendimento ao cidadão, promover uma atuação policial mais integrada e fornecer dados para pesquisas, estatísticas e relatórios que evidenciem os impactos sociais e econômicos da violência; subsidiando, assim, políticas públicas mais eficazes e transparentes.

O sistema será gerido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com apoio técnico do Proderj, órgão vinculado à Secretaria de Transformação Digital.

'Case de sucesso'

A escolha por Volta Redonda se deve à estrutura consolidada de segurança pública que o município possui e por ser considerada um "case de sucesso". Desde 2009, com a criação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a cidade se destaca pelo uso de tecnologia e pela integração entre as forças de segurança na prevenção e combate à criminalidade, tornando-se referência estadual no setor.

“Essa escolha por Volta Redonda demonstra a maturidade que alcançamos em ações de segurança pública desde 2009, com a criação do Ciosp. O equipamento trouxe um ganho estratégico, permitindo melhor integração entre as forças policiais, além de mais agilidade e eficiência. Essa decisão do estado mostra o reconhecimento ao trabalho que temos realizado de forma efetiva, com resultados concretos obtidos pelo uso da tecnologia e da integração”, destacou o Coronel Henrique, que idealizou e assessorou o prefeito Neto na criação do Ciosp em 2009.

O prefeito Antonio Francisco Neto também ressaltou o pioneirismo de Volta Redonda na área da segurança pública.

“Ao longo dos anos, Volta Redonda tem sido referência na prevenção e no combate ao crime, com investimentos contínuos em tecnologia e integração. Os números comprovam isso. Para nós, é motivo de orgulho ver que iniciativas que já são sucesso em nossa cidade agora inspiram a implantação de um sistema tão importante quanto o Sisp”, afirmou o prefeito.

Além de Volta Redonda, Maricá, município localizado na Região Metropolitana do estado, também foi incluída como cidade-piloto no projeto de implantação do Sisp.