Evento aborda o fortalecimento de políticas de leitura, escrita e oralidade
O secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, participa, no próximo dia 13 de outubro, da inauguração e abertura do IX Encontro Ibero-americano da Redplanes. Organizado pelo Ministério da Cultura do Brasil, por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), a solenidade acontece às 19h, no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro, nomeada Capital Mundial do Livro 2025 pela UNESCO.
Márcio Tavares representa o Brasil na discussão ministerial “Novas políticas para novos cenários de cultura escrita e oral”. Durante a sessão, no dia 13, será aprovada a Declaração de Novas Políticas para a Cultura Escrita e Oral na Ibero-América, apresentada pelo Cerlalc/UNESCO. O Brasil, que neste biênio exerce a presidência do Conselho do Cerlalc e é o país anfitrião do evento, fará também as palavras de encerramento da sessão.
Também participam da cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana; o secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Lucas Padilha; a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. Estarão presentes ainda, o diretor e representante do Escritório Regional da Unesco para a América Central, México e Colômbia, Alexander Leicht; a diretora do Cerlalc-Unesco, Margarita Cuéllar Barona; e o diretor-geral de Cultura da OEI, Raphael Callou.
Na terça-feira (14), a programação também conta com a participação do secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, às 9h, mediando o “Diálogo inaugural”, com a escritora Conceição Evaristo e do historiador francês Roger Chartier.
Às 10h, o secretário executivo do MinC participa do painel “El derecho a la lectura, la escritura y la palabra para la construcción de nuevos futuros”, ao lado da especialista em leitura Eliana Yunes e do escritor e educador Daniel Munduruku. A mediação será feita por Inés Miret, consultora internacional em políticas de leitura e bibliotecas (Espanha).
Com o tema “Leitura, Diversidade e Democracia: novas políticas para novos cenários”, o IX Encontro Ibero-americano da Redplanes busca promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a cooperação entre os países ibero-americanos em torno do direito à leitura e do acesso à palavra.
Credenciamento: Profissionais de imprensa devem preencher o formulário de credenciamento para participação na cobertura do evento, até às 15h do dia 13 de outubro (segunda-feira).
Transmissão e atividades online
O Encontro oferecerá atividades com transmissão ao vivo por meio dos canais no YouTube do Cerlalc, do Ministério da Cultura do Brasil, do Ministério da Educação e da OEI.
Serviço
Evento: IX Encontro Ibero-americano de Redplanes – “Leitura, Diversidade e Democracia”
Data: 13 a 16 de outubro de 2025
Local: Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro (RJ)