Programação apresenta espetáculos e oficina de palhaçaria

O projeto Komboio Cultural está na terceira edição e vem circulando em uma Kombi pelo interior do Estado do Rio de Janeiro. A programação em Paraty prevê apresentação do espetáculo convidado “De Porto e Alma”, na sexta (03/10), no Silo Cultural, às 20h. No sábado (04/10), é a vez da oficina de palhaçaria (no Silo Cultural) e apresentação do espetáculo “Um Réquiem para Esmeralda”, no Largo de Santa Rita, às 9h30 e 16h, respectivamente. Além de encenação de “Fanfarra Komboio”, no domingo, na Praça da Paz, às 11h. Todas as atrações, direcionadas a crianças e adultos, são gratuitas e com tradução de libras. A circulação já fez sua passagem por Petrópolis, Teresópolis e Três Rios.

De acordo com Madson José, integrante dos grupos Palhastônicos e Teatro Circense Andança, que fazem parceria para o projeto, a ideia de circular em uma Kombi pelo interior do Estado do Rio de Janeiro tem o objetivo de facilitar o acesso a todos os públicos. “Os espetáculos ‘Um Réquiem para Esmeralda’ e ‘Fanfarra Komboio’ utilizam a Kombi como palco cenário e foram concebidos para serem apresentados em espaços abertos, locais onde é possível e fácil o acesso de qualquer público, sem nenhuma distinção”, garante.

Nesta edição, acontece intercâmbio com grupos locais das cidades que o projeto vem circulando, como Espaço de Criação Móbile da cidade de Três Rios, Grupo Pirueta Arte e Cultura de Teresópolis e Instituto Silo Cultural da cidade de Paraty. A proposta vai promover encontros para trocas de experiências e convivência, com apresentação de espetáculo do repertório do grupo anfitrião e oficina/vivência de palhaçaria “O Corpo Sensível em Estado de Graça”, com inscrições no local, a ser ministrada por Madson José, aberta a artistas interessados e ao público em geral.

“Um Réquiem Para Esmeralda” é uma livre adaptação do clássico “O Corcunda de Notre-Dame”. Nesta adaptação, o drama ganha contorno musical, com músicas compostas especialmente para o espetáculo, além de músicas do cancioneiro popular brasileiro. A apresentação tem grande impacto visual, utilizando bonecos e pernas-de-pau na sua concepção.

O espetáculo “Fanfarra Komboio” é uma grande brincadeira que mistura as linguagens da palhaçaria (são sete palhaces em cena), do circo e da música, em um passeio por melodias e ritmos, como coco, jongo, cacuriá, ijexá, maracatu, ciranda, dentre outros.

Com direção de Vanda Mota e interpretação da Companhia Dançante Ato, o espetáculo “De Porto e Alma” chega à sua terceira remontagem.
Em cena, o corpo é o principal meio de expressão: gestos, deslocamentos e composições coreográficas traduzem de forma poética e ao mesmo tempo concreta as mudanças sociais que marcam a realidade caiçara. A proposta estética é oferecer uma experiência sensível que vá além do entretenimento, convidando à reflexão e ao diálogo sobre os impactos da modernidade em territórios culturais singulares como o de Paraty.

O Projeto Komboio Cultural é uma realização, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio das prefeituras municipais de Três Rios, Teresópolis e Paraty.

O elenco do Komboio Cultural conta com Andressa Hazboun, Dalus Gonçalves, Léo Gavióle, Luisa Alves, Madson José, Renata Alves e Rose Assis.



Serviço Komboio Cultural 2025:

03/10 | 20h - Espetáculo convidado “De Porto e Alma”

Silo Cultural – Rua Sybel dos Santos Barros, 292 – Paraty/RJ


04/10 | 9h30 - Oficina de palhaçaria “O Corpo Sensível em Estado de Graça”

Silo Cultural – Rua Sybel dos Santos Barros, 292 – Paraty/RJ


04/10 | 16h – Espetáculo “Um Réquiem para Esmeralda”

Largo de Santa Rita – Centro Histórico – Paraty/RJ


05/10 | 11h – Espetáculo “Fanfarra Komboio”

Praça da Paz – Paraty/RJ