Iniciativa, no Corredor Cultural, ofereceu exames preventivos, orientações sociais e voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e com o apoio da Fundação Cultura, promoveu na manhã desta sexta-feira (17), uma importante ação alusiva à Campanha Outubro Rosa - movimento internacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O evento aconteceu no Corredor Cultural, no Centro, com uma série de atividades voltadas à conscientização e aos cuidados com a saúde da mulher.
De acordo com a coordenadora das Equipes Multiprofissionais (eMulti), Yasmin Rio Verde, a ação teve como objetivo facilitar o acesso do público feminino aos serviços de prevenção e diagnóstico precoce.
 - Levamos para o espaço diversos serviços de orientação e prevenção com foco na saúde da mulher. Foram oferecidos exames preventivos, colhidos em uma sala no Palácio Barão de Guapy, prescrição de mamografia e ultrassonografia, orientações sobre ISTs e informações sobre o câncer e outras doenças. Nosso objetivo foi incentivar o autocuidado e mostrar que a prevenção salva vidas - ressaltou Yasmin.
Entre as participantes estava Rosineia da Silva Barros, de 60 anos, moradora do Centro, que aproveitou o momento para realizar seus exames. “Muitas pessoas acham que depois de uma certa idade não precisam mais fazer exames preventivos, mas precisamos estar sempre atentas à nossa saúde. Não podemos nos descuidar. Como estava de folga hoje, aproveitei a oportunidade para me cuidar”, contou Rosineia.
Durante a mobilização, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos esteve presente com os serviços do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial (Centro PIR) e do Centro de Referência LGBTQIAPN+.
A subsecretária de Assistência Social, Fernanda Mamede, acompanhou as atividades e ressaltou a importância das ações integradas realizadas durante o mês de outubro. “O câncer de mama, quando descoberto precocemente, tem até 95% de chance de cura. Por isso, iniciativas como essa são fundamentais para conscientizar e reforçar o papel da mulher como protagonista no cuidado com a própria saúde. Além disso, é um momento de acolhimento e valorização da autoestima”, destacou Fernanda.
A ação também contou com a parceria do Grupo Mulheres Incríveis, projeto que apoia mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer e trabalham o resgate da autoestima por meio de histórias inspiradoras e ações transformadoras. O grupo apresentou uma prévia da exposição fotográfica que estará aberta ao público até o dia 30 de outubro, no Sider Shopping e no Hospital da Unimed, em Volta Redonda.