Iniciativa gratuita da Fundação Darcy Vargas e Weave Gestão em Cultura valoriza o patrimônio imaterial e amplia oportunidades profissionais na Pequena África

 

A Fundação Darcy Vargas (FDV) e a Weave Gestão em Cultura concluíram a formação de 30 pessoas por meio do Patrimoniará, iniciativa que oferece cursos gratuitos voltados à valorização do patrimônio imaterial e à criação de novas oportunidades profissionais na região da Pequena África, no Rio de Janeiro. A trajetória do projeto conta com formações em diferentes áreas culturais e uma exposição de artes visuais.
 

Nesta primeira etapa, foram realizados dois cursos “Carnaval em Foco: Sonhos, Adereços e Alegorias” e “Turismo, Educação Patrimonial e Identidades na Pequena África”.
 

No Carnaval em Foco, os participantes vivenciaram na prática a confecção de fantasias e adereços. Muitos identificaram a experiência como um caminho de geração de renda a partir do artesanato e do carnaval. Fernanda Nascimento, uma das alunas do curso, destacou:

“Eu sempre gostei muito de me expressar através da arte e me encontrei aqui no curso. Além de ter me proporcionado experiências únicas, vejo como uma possibilidade real de renda para o futuro.”

Suélly da Silva, ressaltou a importância da formação profissionalizante:

“O que aprendemos aqui podemos aplicar na vida pessoal e profissional, em trabalhos na Cidade do Samba ou em escolas de samba. O curso nos prepara para chegar a esse ambiente com mais consciência e prática.”
 

Já o curso de Turismo, Educação Patrimonial e Identidades na Pequena África se destacou por acrescentar um diferencial competitivo ao currículo de quem deseja atuar no setor. Os participantes valorizaram a didática dos professores e o contato com saberes locais. Joana Carla, estudante de Turismo da UFF, contou:

“Sempre soube da importância da Pequena África, mas não tinha a oportunidade de conhecê-la mais a fundo. O curso trouxe vivências que complementaram muito o que aprendo na universidade e será um diferencial na minha carreira.”
 

O Patrimoniará segue com novas etapas. Em 29 de setembro, começa o curso Marcenaria Ancestral, gratuito e voltado para a confecção de jogos africanos e biojoias, em um espaço de oficina renovado e cedido pela Fundação Darcy Vargas. A expectativa é formar mais 30 pessoas, unindo sustentabilidade, tradição e geração de renda.
 

Em novembro, o projeto realiza a Exposição de Artes Visuais Patrimoniará, durante a Semana da Consciência Negra. A mostra contará com artistas da região e curadoria especializada, articulando arte, território, memória e identidade negra.