Estudo encomendado pela Purefy Nutrition acende alerta sobre uso indiscriminado de suplementos e a importância do acompanhamento profissional humano na saúde

 

 

Dados de um estudo encomendado pela Purefy Nutrition, intitulado “Precisamos Falar Sobre Suplementação”, revelam uma realidade preocupante na saúde do brasileiro. Apesar de 50% dos consumidores já fazerem uso diário de suplementos, apenas 25% iniciam esse hábito com acompanhamento profissional. E, antes de procurar um nutricionista ou médico, 52% dos brasileiros recorrem primeiro ao Google para tirar dúvidas.

 

Casos recentes de vítimas do uso indiscriminado de suplementos vitamínicos reacendem um alerta importante: até que ponto a suplementação, vista por muitos como sinônimo de bem-estar, está sendo feita de forma segura?

Clique Para Download
A nutricionista Juliana Teixeira, cofundadora e COO da Purefy Nutrition, luta por um uso mais consciente da suplementação no Brasil. Foto: Glaucia Castro/BS Fotografias


Para Juliana Teixeira, nutricionista e cofundadora da Purefy Nutrition, o cenário exige mais responsabilidade. “A suplementação não é um atalho para a saúde plena. Ela pode ser uma ferramenta poderosa, mas precisa ser utilizada com discernimento, ciência e acompanhamento especializado”, afirma.

 

O que é suplementação consciente

O conceito de “suplementação consciente” parte justamente dessa reflexão. Trata-se de adotar uma prática baseada em ciência, qualidade e personalização clínica, que busca reduzir riscos associados ao consumo inadequado de nutrientes.

 

Nesse debate, ganha força também o movimento clean label, que privilegia fórmulas mais limpas, com menos aditivos e maior transparência nos rótulos. Paralelamente, a biotecnologia vem desenvolvendo nutrientes mais estáveis e de melhor biodisponibilidade, facilitando a absorção pelo organismo.

 

O papel dos profissionais

Segundo Juliana, o papel dos prescritores é central. “Nutricionistas, médicos e demais especialistas têm o dever de guiar os pacientes com base em evidências. A suplementação consciente não deve ser encarada como tendência, mas como o futuro da saúde”, defende.

 

Além disso, a troca entre prática clínica e pesquisa pode favorecer a evolução das formulações, de acordo com as necessidades reais dos pacientes em diferentes fases da vida. “Nosso convite é para que a sociedade como um todo reflita sobre esse tema e faça parte de um movimento em prol da segurança e da saúde de longo prazo”, conclui Juliana.

 

Sobre a Purefy Nutrition

Purefy Nutrition é uma empresa brasileira de biotecnologia em suplementação nutricional de base limpa. Fundada em Aracaju (SE), a companhia é um braço de inovação do Grupo Cenutri, player consolidado na distribuição de produtos de saúde no Nordeste brasileiro. Já com atuação consolidada no segmento B2B, presente em redes hospitalares como a Rede D’Or, a Purefy consolidou neste ano alcance nacional de seus produtos com a ativação de uma loja virtual. Saiba mais em purefy.com.br.