Solenidade acontecerá em 16 de setembro na sede da entidade



Para valorizar e reconhecer jovens cientistas que vêm se destacando no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza a cerimônia de diplomação de seus novos membros afiliados da região. O evento acontece em 16 de setembro, a partir das 14h, no Auditório da ABC, no centro do Rio de Janeiro. A solenidade poderá ser acompanhada pela imprensa mediante credenciamento.


A diplomação como membro afiliado da ABC é uma distinção a jovens pesquisadores com até 40 anos que se destacam por suas trajetórias e projetos científicos. Os candidatos são indicados e eleitos pelos membros titulares da Academia e permanecem por cinco anos como integrantes da entidade.


Durante a cerimônia, os novos afiliados Diana Sasaki Nobrega (UERJ, Ciências Matemáticas), Luiz Eduardo Baggio Savio (UFRJ, Ciências da Saúde), Mariana Lima Boroni Martins (INCA, Ciências Biomédicas), Tatiana Maron Gutierrez (Fiocruz, Ciências Biomédicas) e Vanessa do Nascimento (UFF, Ciências Químicas) irão falar sobre seus atuais projetos de pesquisa e responderão a questionamentos do público.


A abertura da cerimônia terá a participação da vice-presidente regional da ABC, Patrícia Bozza, e da diretora da ABC, Débora Foguel. Haverá ainda uma palestra magna de Thereza Christina Barja Fidalgo (UERJ), membro titular da Academia. Confira a programação completa aqui.


Conheça os novos afiliados da ABC – Região Rio de Janeiro:


Diana Sasaki Nóbrega (UERJ) – Professora da UERJ, atua em matemática combinatória, com foco em problemas de teoria dos grafos aplicados a desafios reais, como rotas de transporte e alocação de professores. É formada em matemática pela UFRJ, com mestrado e doutorado na Coppe/UFRJ e estágio no Laboratório G-SCOP (França), além de pós-doutorado na UFRJ e na Universidade Paris-Dauphine. Além da pesquisa, se dedica à formação de professores e à divulgação científica, motivada pela paixão por ensinar.


Luiz Eduardo Baggio Savio (UFRJ) – Professor do Instituto de Biofísica da UFRJ, pesquisa mecanismos de sinalização imunológica em doenças inflamatórias e infecciosas que afetam o sistema nervoso central, como zika e Covid. Formado em Ciências Biológicas pela PUC-RS, com mestrado em Bioquímica pela UFRGS e doutorado em Imunologia na UFRJ, incluindo estágio na Escola de Medicina de Harvard, investiga alvos terapêuticos para reduzir danos e sequelas dessas doenças. Seu trabalho busca inovações que melhorem a qualidade de vida dos pacientes e ampliar o impacto social da ciência no Brasil.


Mariana Lima Boroni Martins (Inca) – Pesquisadora do Instituto Nacional de Câncer (Inca), atua com bioinformática aplicada à oncologia, analisando grandes volumes de dados moleculares para desenvolver terapias personalizadas e apoiar a medicina de precisão. Formada em Bioquímica pela UFV, com mestrado na mesma instituição, doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG e pós-doutorado na Universidade Ludwig-Maximilians de Munique (Alemanha), também realizou estágio no National Institutes of Health (EUA). Sua trajetória é marcada pela experiência pessoal de ter superado um câncer na adolescência, que a inspirou a dedicar sua carreira à pesquisa sobre a doença.


Tatiana Maron Gutierrez (Fiocruz) – Biomédica e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), investiga inflamações neurológicas e busca estratégias de neuroproteção contra doenças infecciosas e disfunções cerebrais agudas, incluindo o uso de células-tronco. Formada em Biomedicina pela UFRJ, com mestrado e doutorado na mesma instituição, realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Toronto (Canadá) e pós-doutorado na Fiocruz, em parceria com a Universidade de Utah (EUA). Sua trajetória inclui pesquisas em doenças pulmonares e, mais recentemente, em processos neurodegenerativos e seus impactos no comportamento e na cognição.


Vanessa Nascimento (UFF) – Química e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisa compostos de selênio e suas aplicações no desenvolvimento de novos tratamentos para tuberculose, doença de chagas e esporotricose. Natural do Rio Grande do Sul, formou-se em Química Industrial pela UFSM, fez mestrado e doutorado na UFSC, com período de doutorado-sanduíche na Universidade de Perúgia (Itália). À frente do laboratório SupraSelen, também atua na divulgação científica e na formação de alunos, conciliando carreira e maternidade com a missão de transformar vidas por meio da ciência.


SERVIÇO

Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC – Regional Rio de Janeiro

Data: 16 de setembro, às 14h

Local: Auditório da Academia Brasileira de Ciências

Endereço: Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º andar, Rio de Janeiro-RJ