Encontro definiu estratégias para presença do grupo em feiras como a Expo-BM, Flumisul e eventos da Setur-RJ
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa promoveu nesta sexta-feira, dia 19, uma reunião estratégica com artesãs do município para alinhar ações e definir a participação do grupo nos próximos eventos institucionais. Estiveram presentes o secretário da Pasta, Cesar Carvalho, e a gerente de Relações Empresariais e Turismo, Lenara Napoli.
A pauta do encontro envolveu as próximas feiras com presença confirmada do setor artesanal local, como a Expo-BM, Flumisul e Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ). A intenção da Secretaria é garantir uma participação organizada, representativa e fortalecida do artesanato de Barra Mansa em todos os espaços.
De acordo com o secretário Cesar Carvalho, a reunião foi essencial para tratar da logística, da estrutura e da padronização dos estandes e apresentações. “Estamos trabalhando para que os artesãos de Barra Mansa participem dos eventos com visibilidade e profissionalismo. Discutimos a padronização dos espaços, identidade visual e detalhes técnicos que farão diferença na apresentação do nosso artesanato. A Flumisul, por exemplo, será um grande palco para isso”, destacou Cesar.
A Flumisul, que ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, terá como um dos destaques o estande temático “Eu Amo Barra Mansa”, onde os artesãos irão realizar atividades ao vivo, criando peças em tempo real com temática inspirada na cidade. “Vamos proporcionar ao público uma experiência imersiva, com demonstrações ao vivo dos nossos artesãos, destacando suas técnicas e homenageando a história e a cultura de Barra Mansa, que em outubro completará 193 anos”, complementou o secretário.
A gerente de Relações Empresariais e Turismo, Lenara Napoli, reforçou a importância da reunião como um momento de alinhamento e fortalecimento do grupo. “Deixamos de lado a ideia de grupos separados, agora somos todos ‘Artesanato BM’. Essa união nos fortalece e, mais do que alinhar estratégias, essa reunião foi uma escuta ativa, um espaço onde as artesãs puderam falar, propor e cocriar. Porque ninguém melhor do que elas para dizer do que a cidade precisa”, disse.
Ela ainda destacou o papel transformador do artesanato na sociedade. “Mais do que vender produtos, queremos plantar uma semente de amor e orgulho em cada cidadão. Quando o morador se vê representado, ele passa a cuidar, a preservar e a participar mais da vida da cidade. E é isso que estamos construindo juntos”, afirmou Lenara.