A banca, Idecan, mobilizou 10 mil profissionais em sete cidades do RJ  

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2025 – Milhares de pessoas participaram na tarde desse domingo (28) da prova objetiva do concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) em sete municípios fluminenses. A banca responsável - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) - montou uma operação de aplicação de provas para 101.800 candidatos no mesmo horário, os portões foram abertos às 13h e fechados pontualmente às 14h. Tudo ocorreu dentro da normalidade, conforme o planejado em todas as unidades.

Ao todo, 169 locais de provas foram distribuídos em Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Campos dos Goytacazes e na capital, Rio de Janeiro. Para assegurar a execução fluida e organizada do exame, o Idecan empregou uma estrutura composta por equipe de apoio de 10 mil profissionais e uma frota de 50 veículos. O contingente foi responsável por toda a infraestrutura e suporte, desde a preparação dos locais até o monitoramento das provas, exigindo um grande esforço de logística e planejamento.
Algumas horas após a finalização dos exames, os candidatos podem conferir as provas na área do candidato no site, mediante login e senha. O concurso do Corpo de Bombeiros Militar do RJ representa oportunidades para 114 profissionais ingressarem na carreira de soldado BM, com exigência de formação acadêmica de nível médio e remuneração inicial de R$ 2.956, que pode alcançar R$ 5.233 após a formação e especialização.

Segurança 
A integridade e a lisura do processo foram tratadas como prioridade máxima e implementadas através de um rigoroso protocolo de segurança em todas as fases da aplicação. A cada entrada e saída dos locais de prova, detectores de metais foram utilizados estrategicamente para assegurar que nenhum material não permitido fosse acessado ou utilizado pelos candidatos. A identificação dos participantes, uma etapa crucial para a validade do certame, foi realizada com o uso de tecnologia de ponta, incluindo biometria digital e reconhecimento facial, visando garantir a autenticidade de todos os presentes. A banca adota tags de monitoramento dos malotes, lacres de aço reforçado e cadeados com biometria digital.

Adicionalmente, a transparência foi reforçada pela abertura dos malotes de prova, o que ocorreu sempre na presença de testemunhas, conferindo maior credibilidade ao processo. Após a aplicação dos exames, os cartões-resposta foram imediatamente processados com tecnologia avançada, colaborando com a precisão e a agilidade necessários à consolidação dos resultados preliminares.

Sobre o Idecan 

Eficiência, inovação e idoneidade são marcas do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Há mais de 20 anos no mercado, o Idecan possui um extenso histórico positivo de concursos públicos, processos seletivos e seleções públicas organizados com sucesso. Também reconhecido por possuir um forte aparato antifraude, aplica tecnologia de última geração para garantir a segurança de todos os processos seletivos que organiza, evitando qualquer tipo de fraude. Organizado pelo Idecan em 2018, o concurso público da Advocacia Geral da União (AGU) foi um dos primeiros a contar com biometria facial e digital para identificação de candidato.

Por ser uma organização social, sem fins lucrativos, com reputação ético-profissional comprovada, pode ser contratado diretamente pelos entes públicos, sem licitação, de forma ágil, legal e transparente, nos termos da Lei de Licitações. Institutos e universidades federais têm figurado constantemente na lista de parceiros do Idecan.  Justiça Federal do Ceará; SENAI/CETIQT do Rio de Janeiro; Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes); Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 8ª Região do Paraná (Crefito-8) e Hospital Ophir Loyola, do Pará também já tiveram concursos públicos e processos seletivos organizados pela banca. O instituto recebeu o prêmio de Empresa Brasileira do Ano, emitido pelo Latin American Quality Institute, e o Prêmio Quality Mercosul, referência feita pela Empresa Brasileira de Educação e Integração, ambos em 2013.