CEIVAP marcou presença no ENCOB 2025 

O principal evento sobre gestão hídrica do Brasil foi marcado pelas discussões sobre emergências climáticas 


Os impactos das mudanças climáticas nos territórios foi o tema principal do XXVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2025), realizado entre os dias 8 e 13 de setembro, em Vitória (ES). O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) participou do evento, que é considerado um dos principais da gestão hídrica no país.
 

Durante os seis dias de encontro, o CEIVAP foi destaque em diferentes momentos da programação. O Comitê apresentou seu Plano e Programa de Educação Ambiental (PPEA-CEIVAP) em um painel temático sobre educação ambiental como ferramenta de fortalecimento da gestão dos recursos hídricos e ação climática. Também promoveu um seminário sobre infraestrutura verde na Bacia do Rio Paraíba do Sul, em que foram apresentadas a execução e os resultados do Programa Mananciais. Por fim, o Comitê participou da mediação do painel “Gestão Hídrica e Produção Sustentável: Indústria, Clima e Governança”, em que foi discutida a participação da iniciativa privada nos debates de emergência climática.
 

Com uma delegação de 12 membros, dentre eles representantes do poder público, da sociedade civil e dos usuários de água, o Comitê marcou presença no estande “Integração pelas Águas”, onde foram encontradas informações e publicações do CEIVAP, junto com os Comitês afluentes do Paraíba do Sul.
 

Além dos destaques, a participação no evento foi fundamental para fortalecer a troca de experiências entre os Comitês de Bacia dos diversos territórios, como ressalta o vice-presidente do CEIVAP, Elias Adriano. “A participação do CEIVAP foi importante para apresentar as ações realizadas na nossa bacia e para observar as experiências de outros territórios. Estamos há muito tempo com os instrumentos de gestão implantados na bacia e agora vamos realizar o enquadramento, então é de suma importância essa troca de experiência com outros comitês do Brasil”, afirma.
 

A presidente do CEIVAP, Ana Asti, enfatiza a diversidade de atores que participaram no evento e a importância de aproveitar os materiais gerados nas discussões. “Uma diversidade de atores participou do evento, como os comitês de bacia, enquanto parlamento da água; a sociedade civil; os usuários e o setor público. Participamos de uma série de mesas, debates e workshops que vão render muitos materiais e muitas propostas novas, que certamente o CEIVAP vai aproveitar ao máximo toda essa bagagem”.
 

O CEIVAP 
 

Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, CEIVAP é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas. De 2003 até os dias de hoje, o Comitê já investiu cerca de R$ 240,6 milhões em projetos, programas e ações para garantir água em quantidade e qualidade na bacia.