Evento reuniu mais de 230 crianças e jovens com deficiência em atividades esportivas no Sest/Senat
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio das Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), da Pessoa com Deficiência, de Educação e do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), apoiou neste sábado, dia 20, a segunda etapa do Festival Paralímpico Loterias Caixa, promovido nacionalmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento aconteceu no Sest/Senat e reuniu cerca de 230 crianças e jovens com deficiência, em atividades voltadas para o esporte e a inclusão.
Durante toda a manhã, os participantes foram divididos nas modalidades bocha, golbol e vôlei sentado — esportes adaptados que estimulam a prática esportiva inclusiva, a socialização e o desenvolvimento físico e emocional. O evento também foi acompanhado de perto pelas famílias dos atletas, tornando o momento ainda mais especial.
Estiveram presentes o prefeito Luiz Furlani; a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves; a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte; e a secretária de Educação, Linamar Carvalho; o subsecretário Lucas Alves; além dos vereadores Elias da Corbama e Eduardo Pimentel, que reforçaram o apoio às ações voltadas para a inclusão e valorização das pessoas com deficiência.
Luciana Alves participou da ação em um duplo papel, como gestora pública e como mãe da pequena Esther, que tem síndrome de Down e participou das atividades.
- É muito emocionante ver minha filha participando das competições. Este evento, que até este ano era inédito em nossa cidade, já está em sua segunda edição em 2025. Ver pessoas com deficiência de várias idades saindo de casa num sábado para praticar esportes, cuidar da saúde e mostrar suas habilidades reforça que, com oportunidade, todos podem florescer. Eu e o prefeito Furlani reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma Barra Mansa cada vez mais inclusiva - declarou.
O prefeito Luiz Furlani também acompanhou a programação e ressaltou o poder transformador do esporte. “A inclusão precisa acontecer em todas as áreas: educação, saúde, esporte, lazer. O esporte é um vetor de transformação social, e ver o Sest/Senat cheio de pessoas com deficiência se divertindo e se superando é algo impactante. É um trabalho lindo, coordenado com muito carinho pela professora Edmara e pelo secretário Mário Jorge. Estou muito feliz de poder participar e apoiar essa ação junto com toda a equipe da Prefeitura e os parceiros do CPB e da Caixa”, finalizou Furlani.