Encontro sobre investimento privado vai ocorrer durante a Rio Climate Action Week, no dia 27 de agosto; objetivo é traçar roteiro de ações concretas, visando aos acordos em pauta na cúpula que acontecerá em Belém, em novembro
Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2025 - A World Climate Foundation (WCF) e mais dez organizações encampam o chamamento de “mutirão” a fim de acelerar ações concretas para a COP30, em programação específica sobre investimento privado no clima e na natureza. O evento World Climate Sessions: Negócios e finanças e a agenda de ação para a COP da implementação será no dia 27 de agosto, durante a Rio Climate Action Week, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
A diretora executiva da COP, Ana Toni, e mais de 30 importantes lideranças governamentais, sociais e da iniciativa privada vão participar como palestrantes, entre eles, Jamie Fergusson, diretor global para Clima e Natureza no International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial que investe no setor privado em países em desenvolvimento; embaixadora Tatiana Rosito, Secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda do Brasil; Mahmoud Mohieldin, enviado especial das Nações Unidas para o Financiamento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; e Marcelo Behar, enviado especial da COP30 para Bioeconomia.
A iniciativa é uma colaboração entre a WCF; SBCOP (Sustainable Business COP, da Confederação Nacional da Indústria); iCS (Instituto Clima e Sociedade); Climate Ventures; Quintessa; Aliança pelo Impacto; South Of The Future; Ecomunica; Aya Earth Partner; e apoio dos Campeões de Alto Nível do Clima da ONU. E conta com a parceria da Ambipar; Grupo Boticário; Fundação Grupo Boticário; PwC Strategy&; ANBIMA (Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais); B3; BTG Pactual; Carrefour; Coca-Cola Brasil; Heineken; IDG; Instituto Arapyaú; Vale; Motiva e TV Globo.
A colaboração é uma resposta à necessidade de uma frente de ação global para viabilizar as ações sobre clima, visando os acordos em pauta na cúpula em Belém, em novembro.
“Para obtermos avanços reais e concretos na COP, precisamos criar espaços dinâmicos de diálogo e parceria entre líderes da indústria, financiadores, empreendedores, formuladores de políticas e a sociedade civil. Por isso organizamos, ao longo do ano, uma série de agendas e encontros com atores globais para acelerar a implementação de compromissos climáticos. Fazemos isso há 16 anos e o que vemos é que, para uma solução sistêmica, temos que pensar em trazer soluções que envolvam todas as esferas sociais, políticas e econômicas. É em momentos como esse que conseguimos avançar em acordos”, aponta Jens Nielsen, CEO da WCF.
De acordo com o líder da organização global com sede na Dinamarca, o objetivo é promover o espírito de "mutirão" ao alinhar as partes interessadas em torno de uma agenda comum, gerando impulso para uma COP30 focada em soluções e orientada à ação. Atualmente, a WCF reúne lideranças e uma rede organizações no mundo para criar parcerias público-privadas e impulsionar a agenda de projetos em clima, biodiversidade e sustentabilidade.
O evento no Rio integra uma trilha de fóruns da WCF iniciada em janeiro, em Davos, na Suíça. Há dois meses, a organização reuniu investidores globais na London Climate Week, em um encontro que contou com a presença da Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, e outros representantes do governo brasileiro.
Os resultados dessas agendas contribuem para novas etapas de acordos que serão debatidos na Cúpula Mundial do Clima e da Biodiversidade em Nova York, em setembro, e na COP30, em Belém, que é considerada uma das mais importantes da história, devido à emergência climática.
Sobre a World Climate Foundation A World Climate Foundation é uma fundação sem fins lucrativos que, desde 2010, tem trabalhado e engajado uma rede de líderes globais e partes interessadas multissetoriais para combinar a expertise e as ações necessárias, com foco na criação de ciclos de ambição por meio de parcerias público-privadas nas áreas de clima, biodiversidade e sustentabilidade. Regidas pela Lei de Fundações Dinamarquesa, as coalizões de impacto da WCF unem corporações, governos, instituições financeiras e organizações internacionais que moldam a agenda global de clima e sustentabilidade e fornecem liderança de mercado e indústria para conectar lucro, pessoas e planeta. À medida que líderes globais buscam a transição para um futuro sustentável, nossas plataformas de impacto oferecem a inspiração, a motivação, a confiança e as parcerias de que precisam. Amplificamos suas vozes e fornecemos insights estratégicos, rede e influência para criar soluções maiores e mais impactantes do que poderiam ter imaginado.
PROGRAMAÇÃO World Climate Sessions: Negócios e finanças e a agenda de ação para a COP da implementação
09:00 | Abertura com Jens Nielsen, CEO da WCF, e Daniela Lerario, Diretora Regional do Climate Champions Team
09:10 | Dr. Mahmoud Mohieldin: O financiamento da agenda 2030 de desenvolvimento sustentável
09:20 - 10:00 | Painel 1: Impulsionando o empreendedorismo climático - Qual o ecossistema necessário para apoiar e escalar startups de tecnologia climática e PMEs, com foco em finanças e capacitação? Palestrantes: Dr. Mahmoud Mohieldin (United Nations), Jamie Fergusson, diretor global para Clima e Natureza no International Finance Corporation (IFC/Banco Mundial), Zé Gustavo (Fórum Brasileiro das Climatechs), e Mariana de Paula (Instituto Decodifica). Moderação: Patricia Ellen
10:00 | Marcele Oliveira, Jovem Campeã do Clima da COP 30
Palestrantes: Ricardo Mussa (SB COP), Juliana Silva (Motiva), Eduardo Kantz (Prumo Logística). Moderação: Diego Casaes
11:00 - 11:50 | Painel 3: Superando a barreira do carbono em setores de difícil transição - A importância de tecnologias e investimentos para descarbonizar setores de difícil transição, como mineração, aviação e produtos químicos Palestrantes: Bianca Conde (Vale), Pedro Estrela (Acelen Renewables), Edilson Machado (Dow Chemical), Fernanda Sossai (Ambipar). Moderação: Daniel Martins (PwC Strategy&).
Palestrantes: Marcelo Behar (COP30 Special Envoy), Patricia F Silvério (CPEA), Guilherme Karam (Grupo Boticário Foundation), Andrea Motta (Coca-Cola). Moderação: Flora Bitancourt (WCF)
Palestrantes: Thiago Picolo (Regreen), Sarita Severien (Suzano), Andreia El Haber Limão (Elo), Ludovino Lopes (Nature Investment Lab). Moderação: Daniel Martins (PwC Strategy&)
15:45 - 16:20 | Painel 6: Referências brasileiras de (soluções em) finanças para o clima e a natureza | Recomendações práticas para o financiamento da bioeconomia e da agricultura regenerativa: instrumentos financeiros para alinhar o sistema financeiro brasileiro com as prioridades da COP 30 Palestrantes: Embaixadora Tatiana Rosito (Ministério da Fazenda), Carlos Takahashi (ANBIMA), Jamie Fergusson (IFC/Banco Mundial), Martha de Sá (Violet/Vert Capital). Moderação: Daniel Contrucci (Nature Investment Lab).
16:20 - 17:10 | Painel 7: South of the Future - Liderando a Partir do Sul Global | Lideranças que fomentam ações climáticas a partir de seus territórios, através de resistência, organização coletiva e arte Palestrantes: Fabricia Sterce (Visão Coop), Luzia Camilo (Confluência das Favelas), Ana Carolina Lourenço (ICCI). Moderação: Iago Hairon (Open Society Foundation)
|