Capacitações ocorrem nos meses de agosto e setembro e apresentam a metodologia da nova edição do Selo UNICEF para o próximo quadriênio. Mais de 2.100 municípios participam do programa, que já beneficiou milhões de meninas e meninos do Semiárido e da Amazônia

 

Brasília, 20 de agosto de 2025 - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove, nos meses de agosto e setembro, 39 encontros em 18 estados para apresentar a metodologia da nova edição do Selo UNICEF (2025-2028), que já conta com a participação de mais de 2.100 municípios. Os encontros abordarão ações de saúde, educação, proteção social, prevenção às violências, acesso a acesso a água, saneamento, higiene e resiliência climática, a serem realizadas ao longo do próximo quadriênio, com foco na garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios precisam cumprir essas atividades para serem certificados ao final do ciclo, em 2028.

 

O conjunto de capacitações contará com a presença de oficiais do UNICEF e consultores dos parceiros implementadores do Selo UNICEF nos estados, que conduzirão o debate sobre temas como imunização, nutrição infantil e gravidez na adolescência. Os participantes - técnicos e gestores municipais - farão uma imersão na agenda de direitos de crianças e adolescentes, compartilharão boas práticas e lições aprendidas e conhecerão as ações e indicadores que precisarão realizar e monitorar ao longo dos quatro anos da edição, com foco na certificação em 2028.

 

“Os municípios são convidados, mais uma vez, ao compromisso prioritário com a agenda da infância e adolescência. Garantir políticas eficazes para crianças e adolescentes é construir uma sociedade melhor para todas as pessoas. Os encontros do Selo UNICEF trazem a reflexão sobre qual cenário queremos encontrar para meninas e meninos em 2028, a partir de um trabalho de parceria entre UNICEF, gestões municipais e sociedade civil”, ressalta Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.

 

Também será pauta dos eventos a preparação dos municípios para a realização do 1º Fórum Comunitário, um espaço coletivo de planejamento participativo de políticas públicas priorizando crianças e adolescentes. O momento é decisivo para consolidar o trabalho realizado pelas gestões municipais na entrega de políticas, programas, projetos e serviços de qualidade que garantam uma vida digna e segura para crianças, adolescentes e suas famílias. A realização desses fóruns visa fortalecer a participação cidadã e garantir gestões públicas comprometidas com os direitos da infância e adolescência.

 

É no 1º Fórum Comunitário que os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) devem ser criados ou restabelecidos nos municípios, bem como a aprovação do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA). Os fóruns devem contar com participação diversificada de público, envolvendo diferentes setoriais da gestão municipal, sociedade civil e adolescentes.

 

Equidade étnico-racial é prioridade

A programação das capacitações inclui um momento para debater a abordagem étnico-racial que acompanhará todo o percurso metodológico do Selo UNICEF. A proposta do UNICEF é fortalecer os esforços para que as políticas públicas alcancem as crianças indígenas e quilombolas nos municípios da Amazônia e do Semiárido Brasileiro, promovendo gestões municipais inclusivas e antirracistas e garantindo os direitos de crianças e adolescentes mais vulneráveis.

 

A raça/cor ainda é um dos principais indicadores de exclusão. Conforme dados da Busca Ativa Escolar divulgados pelo UNICEF em julho, 67% de meninos e meninas que estão fora da escola são pretos, pardas ou indígenas, o que reforça a necessidade de políticas públicas que enfrentem desigualdades de forma estruturada e intersetorial.

 

Para o Selo UNICEF, o UNICEF conta com a parceria estratégica de Grupo Profarma, Equatorial Energia, Rumo, Vale e Fundação Vale, com a parceria de RD Saúde e com o apoio da Energisa.

 

Capacitações com datas confirmadas:

Oeiras (PI) - 21/8

São Luís (MA) - 26, 27 e 28/8

Maceió (AL) - 27/8

Cuiabá (MT) - 27/8

Natal (RN) - 27, 28 e 29/8

Rio Branco (AC) - 28/8

Cuiabá (MT) - 27 e 28/8

Santarém (PA) - 28/8

João Pessoa (PB) - 1° e 2/9

Imperatriz (MA) - 2/9

Fortaleza (CE) - 2, 3 e 4/9

Aracaju (SE) - 3/9

Sousa (PB) - 4/9

Vitória da Conquista (BA) - 8/9

Recife (PE) - 8 e 9/9

Salvador (BA) - 9, 10 e 11/9

Porto Velho (RO) - 10/9

Manaus (AM) - 11/9

Salgueiro (PE) - 11/9

Boa Vista (RR) - 16/9

Montes Claros (MG) - 16/9

Belo Horizonte (MG) - 18/9

 

Sobre o Selo UNICEF 

O Selo UNICEF é uma das maiores iniciativas de fortalecimento de políticas públicas do País. Na última edição (2021-2024), 933 municípios dos 2.023 que foram mobilizadas pelo programa receberam a certificação. Isso representa a melhoria de indicadores-chave relacionadas à infância e adolescência nestas localidades, como imunização, permanência de crianças na escola e prevenção de violências. A edição atual, que segue até 2028, já atingiu número recorde de adesões, com mais de 2.100 cidades de 18 estados participando do programa: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais (apenas cidades do norte do estado), Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

 

A iniciativa reconhece o esforço de municípios do Semiárido e da Amazônia Legal na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ao longo de 25 anos, impactou positivamente a vida de milhões de meninas e meninos em todo o Brasil.