A condição está associada ao risco cardiovascular e fragilidade muscular

A sarcobesidade, também chamada de obesidade sarcopênica, é caracterizada pela presença simultânea do excesso de gordura no corpo (obesidade) e perda de massa e força muscular (sarcopenia). Embora o envelhecimento seja o principal fator de risco, a condição resulta de uma combinação de fatores metabólicos e comportamentais que também pode trazer riscos à saúde de mulheres na pós-menopausa devido a alterações hormonais específicas, e adultos jovens, cuja prevalência vem aumentando nos últimos anos.

“Além da idade, fatores como distúrbios metabólicos, qualidade da alimentação e sedentarismo influenciam o risco da sarcobesidade em pessoas de diferentes faixas etárias. A redução da prática regular de atividade física e o estado de pré-fragilidade associados a outras condições configuram razões independentes ligadas ao aumento da vulnerabilidade à doença em idosos”, salienta o gerente médico da Hapvida NotreDame e especialista em Endocrinologia, Rodrigo Gomes de Souza.

A obesidade sarcopênica eleva o risco de uma série de problemas como perda de mobilidade e independência, fraqueza e maior chance de quedas, além do agravamento de enfermidades como diabetes, hipertensão e doenças de coração. “Isso acontece porque a combinação de excesso de gordura e perda muscular intensifica processos inflamatórios, resistência à insulina, alterações hormonais e sedentarismo, sendo mais prejudicial do que quando a obesidade ou a sarcopenia ocorrem isoladamente”, alerta Souza.

A prática de musculação, de duas a três vezes por semana, combinada com atividades aeróbicas ajuda a fortalecer os músculos e queimar gordura. Além disso, a exposição ao sol, com os devidos cuidados, é fundamental para aumentar a produção de vitamina D no organismo. Ter uma alimentação saudável com baixo teor calórico e redução de açúcar e gordura; quantidade suficiente de micronutrientes com ênfase em alimentos ricos em cálcio; e uma quantidade adequada de proteínas – de 1 a 1,5 g por quilo de peso corporal diariamente – contribui para a diminuição de gordura no organismo sem a perda de massa muscular.“A adoção de hábitos saudáveis na vida adulta pode reduzir significativamente o desenvolvimento do problema em idades mais avançadas. Portanto, é de suma importância tratar doenças crônicas, praticar exercícios de força e manter uma dieta equilibrada”, finaliza.

Sobre a Hapvida
 

Com cerca de 80 anos de história, a Hapvida é a maior empresa de saúde integrada da América Latina. Com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários em saúde e odontologia em todas as regiões do Brasil. Sua operação própria conta com 87 hospitais, 78 prontos atendimentos, 351 clinicas médicas e 299 centros de diagnóstico e coleta, além de unidades especializadas em atenção preventiva e ao cuidado de doenças crônicas.