O Projeto Escola de Novos Talentos, iniciativa do Studio Fama com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio, através do Programa Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, integra a programação do XIX Festival Internacional de Dança de Cabo Frio com uma série de ações voltadas à inclusão, acessibilidade e qualificação profissional no campo da dança. Os workshops e palestras acontecem entre os dias 04 e 06 de setembro, no Studio Fama, em Cabo Frio, ampliando a proposta do festival de unir arte, formação e diversidade.
No dia 04 de setembro, quinta-feira, será realizado o workshop “Diversidade e corporalidades”, das 12h30 às 13h30, na Sala 2, com transmissão ao vivo pelo YouTube e intérprete de Libras. A atividade propõe, por meio de exercícios práticos de expressão corporal, a interação entre pessoas com e sem deficiência na criação de movimentos coreográficos. O oficineiro Vitor Oliveira, dançarino há 10 anos, com experiência em Danças Urbanas e Dança de Salão, formado na Cia de Dança Rosa Demarchi, em Cabo Frio, é professor e coreógrafo na APAE do município e integra o grupo de danças urbanas Caetano Dance Studio, acumulando premiações em festivais dentro e fora da Região dos Lagos. A ação é voltada a professores de dança, coreógrafos, pessoas com deficiência e agentes culturais.
Na sequência, no dia 05 de setembro, sexta-feira, das 10h às 11h30, acontece a palestra e consultoria em acessibilidade cultural com Sara Bentes, artista premiada internacionalmente e consultora em acessibilidade. Cantora, compositora, escritora e atriz, Sara levou sua arte para países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suécia, Turquia, Tailândia e Argentina. Ela também atua como dubladora, dramaturga e autora de sete livros, além de ter contribuído com projetos de tecnologia assistiva, como a voz sintetizada “Letícia”, utilizada em urnas eletrônicas para pessoas com deficiência visual em todo o Brasil. Nessa ação, será oferecida consultoria técnica para a capacitação da equipe do projeto e implementação de intervenções de acessibilidade no espaço físico das oficinas. O público-alvo é composto pela equipe técnica do projeto, profissionais de dança, agentes culturais e pessoas com deficiência.
Já no dia 06 de setembro, sábado, será realizado o workshop “Formação profissional em acessibilidade cultural para dança”, das 10h às 11h, na Sala 3, com transmissão ao vivo pelo YouTube e intérprete de Libras. A proposta é difundir conceitos básicos sobre acessibilidade cultural aplicados à dança, orientando melhores práticas para pessoas com deficiência e apontando caminhos de profissionalização nesse campo. As palestrantes serão Flávia Burlini, solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro por 12 anos, licenciada em Dança pelo Instituto Politécnico de Lisboa e professora registrada da Royal Academy of Dance, de Londres, e Andreia Simões, graduada em Educação Física, pós-graduada em Psicomotricidade, com 25 anos de experiência, especialista em Dança Adaptada e Educação Física Adaptada, além de coreógrafa premiada em diversos festivais. O público-alvo inclui professores, coreógrafos, agentes culturais e pessoas com deficiência.
Segundo Fernanda Ferreira, presidente da Associação de Arte, Cultura e Danças da Região dos Lagos, mantenedora do Studio Fama, o projeto reafirma sua vocação social ao integrar o festival com atividades formativas que fortalecem a inclusão: “O Escola de Novos Talentos é um projeto social que nasce do reconhecimento do Studio Fama como Ponto de Cultura em Cabo Frio. Nosso compromisso é democratizar o acesso à dança, oferecendo formação gratuita a crianças e adolescentes que mais precisam. Acreditamos que a cultura pode transformar vidas, abrindo caminhos e ampliando horizontes”, destaca.
Além dos workshops, o Escola de Novos Talentos oferece oficinas gratuitas de Ballet, Ginástica Rítmica e Musicalização, voltadas a crianças e adolescentes, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social e com deficiência. As aulas tiveram início em 15 de agosto na sede do Studio Fama, no Jardim Caiçara, e acontecem todas as sextas-feiras. As turmas de Ballet e Ginástica Rítmica já estão completas, mas ainda há vagas disponíveis para a oficina de Musicalização. Um dos pontos altos será a participação gratuita dos alunos em uma apresentação dentro da 19ª edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio.
Com 16 anos de atuação, o Studio Fama se consolidou como um dos principais polos de formação em dança da Região dos Lagos e, com o Escola de Novos Talentos, reforça sua missão de promover acesso democrático à arte, fomentar talentos e qualificar profissionais para práticas inclusivas que ajudem a erradicar o capacitismo no meio artístico e cultural.
As inscrições para os workshops devem ser realizadas por meio de formulário disponibilizado pelo projeto, sendo possível se inscrever em mais de uma atividade. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (22) 99832-9900.