Italiano jogará a 12a edição do maior torneio de tênis da América do Sul

 

Clique Para Download
Musetti no Rio (Divulgação/Fotojump)

 

 

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2025 - Nesta quarta-feira (20), o Rio Open anunciou um top 10 como o primeiro confirmado para a 12ª edição. O italiano Lorenzo Musetti, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024, retorna ao maior torneio de tênis da América do Sul, que acontecerá de 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.

Atual número 10 do mundo, Musetti vem fazendo a sua melhor temporada da carreira em 2025 e brilhou na sua superfície favorita: o saibro. O italiano de 23 anos fez a sua primeira final de Masters 1000 em Monte Carlo, além de semis nos Masters de Madri e Roma, e finalizou a temporada de saibro com uma inédita semifinal em Roland Garros. A grande sequência rendeu a 6ª posição no ranking para Musetti, a melhor de sua carreira, o consolidando como uma das grandes forças do tênis nesta superfície.

“Estou confirmando a minha participação no Rio Open 2026. Infelizmente eu estava lesionado esse ano e não pude jogar. Mas eu pude aproveitar muito a cidade. Fiquei muito feliz no Rio, senti o carinho da torcida e é por isso que estou voltando. Nos vemos em breve,” disse Musetti.
 

Clique Para Download
Musetti no Rio Open (Divulgação/Fotojump)
Clique Para Download
Musetti joga o Rio Open
(Getty Images/Clive Brunskill)


De volta ao Rio e um grande fã do Brasil, Musetti fará a segunda aparição de Musetti nas quadras do Jockey Club Brasileiro, após disputar a edição de 2023. O italiano também esteve presente na edição de 2025, mas acabou se retirando antes do início da competição por uma lesão. Dono de dois títulos (ATP 500 de Hamburgo e ATP 250 de Nápoles), Lorenzo também é bicampeão da Copa Davis, a Copa do Mundo do tênis, pela Itália, fazendo parte do time na conquista dos títulos de 2023 e 2024.

“Estamos muito felizes em receber o Musetti de volta ao Rio Open. Desde a lesão que forcou ele a se retirar em 2025, ele sempre demonstrou o desejo de retornar ao Rio e jogar diante do público brasileiro. Ele tem uma conexão especial com o Brasil, é um dos melhores jogadores de saibro do mundo e confio que fará uma grande campanha em 2026,” disse Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open.

Mais confirmações no line-up de 2026 e informações de pré-venda e venda geral de ingressos serão dadas em breve nos canais oficiais do Rio Open.


Sobre o Rio Open


O Rio Open é o maior torneio de tênis da América do Sul e o único da série ATP 500 realizado na região. Desde sua primeira edição, em 2014, o evento já recebeu grandes nomes do tênis mundial e consagrou campeões como Rafael Nadal, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Pablo Cuevas, Carlos Alcaraz e Cameron Norrie. Em 2025, os campeões foram Sebastián Báez, na chave de simples, e os brasileiros Rafael Matos e Marcelo Melo nas duplas — a primeira dupla 100% nacional a conquistar o título do torneio.


Realizado nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o torneio reúne atletas da elite do circuito mundial, movimenta fãs, marcas e ativações culturais, e já se consolidou como um dos eventos esportivos mais relevantes do calendário internacional.


Mais do que um torneio de tênis, o Rio Open movimenta a cidade com forte impacto econômico, social e ambiental. O evento movimenta mais de 170 milhões de reais na economia local, beneficiando setores como turismo, hotelaria, gastronomia, transporte e comércio. Socialmente, promove a democratização do acesso ao esporte por meio de ações com escolas públicas, clínicas de tênis, palestras e ingressos sociais. Já no pilar ambiental, o evento se destaca por iniciativas sustentáveis, como o uso consciente de recursos, a gestão de resíduos e a neutralização de carbono — reforçando o compromisso com um legado positivo para a cidade.


O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.