Iniciativa pioneira da concessionária se tornou referência no setor e foi adotada pela ANTT como política pública para novas concessões
A EPR Via Mineira é finalista do GRI Infra Awards 2025, na categoria Prêmio Integração, com o Plano de 100 Dias – iniciativa pioneira da concessionária, lançada no início da gestão da BR- 040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, que se destacou no setor de infraestrutura e foi incorporada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como modelo para novas concessões. O prêmio reconhece soluções para desafios de infraestrutura e de transição energética, reunindo mais de 180 projetos em diversas categorias.
Para o diretor-presidente do Núcleo MG Federal do Grupo EPR, Luciano Louzane, a indicação reforça a importância do trabalho coletivo desde o primeiro dia de gestão. “O Plano de 100 Dias mostrou que é possível unir inovação, eficiência e responsabilidade social logo no início de uma concessão. Na EPR Via Mineira, ele foi construído com base em estudos técnicos e diálogo com as comunidades, resultando em melhorias concretas para o trecho concedido”, afirma.
A cerimônia de premiação será em 5 de novembro, durante a abertura do Brazil GRI Infra & Energy 2025, em São Paulo.
Plano de 100 Dias
Ao assumir a gestão da BR-040 em agosto de 2024, a EPR Via Mineira estabeleceu um cronograma de intervenções emergenciais para os primeiros 100 dias de operação. O objetivo foi responder de forma ágil às demandas prioritárias da rodovia. Entre as medidas executadas estão revitalização de sinalização, recuperação de pavimento e intervenções em trechos como Belo Horizonte–Nova Lima (km 544 a km 564), Itabirito (km 572), Trevo de Moeda (km 575 a km 576), Curva da Celinha (km 586 a km 587), Congonhas (km 607 e km 611) e Conselheiro Lafaiete (km 633).
O modelo passou a inspirar novas práticas no setor de concessões, por priorizar melhorias imediatas que beneficiam quem utiliza as rodovias diariamente e ao consolidar um padrão de inovação e eficiência.
Um ano de concessão
No primeiro ano de gestão, a EPR Via Mineira registrou redução na gravidade dos acidentes, realizou mais de 80 mil atendimentos a usuários e requalificou aproximadamente 500 quilômetros de faixas. Foram instaladas 130 mil tachas refletivas para ampliar a visibilidade noturna e realizadas reformas em pontes, viadutos, passarelas, além da recuperação de sistemas de drenagem.
Para Louzane, os resultados demonstram a solidez do trabalho iniciado no Plano de 100 Dias. “Essa iniciativa foi o ponto de partida para uma transformação consistente da BR-040. A partir dela, seguimos com melhorias constantes ao longo do primeiro ano e vamos continuar avançando com responsabilidade e compromisso. Cada entrega representa um benefício direto para os usuários, preservando vidas, promovendo convivência segura no trânsito e contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil”, conclui.