Imagem/ilustração.
A Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI) marca uma nova etapa no enfrentamento das desigualdades sociais no Brasil a partir do cuidado com crianças de 0 a 6 anos. Aprovada no início de agosto, a medida integra ações entre União, estados e municípios e reforça a importância de tratar a infância como prioridade nacional.
Para a diretora institucional da Educação Infantil do Colégio Visconde de Porto Seguro (Portinho), Lilian Murad Brunner, a iniciativa tem grande relevância e direciona a comunidade para ações mais assertivas, cuidadosas e responsáveis voltadas à primeira infância. “É uma conquista enorme para todos, mas especialmente para a educação pública e para as crianças em situação de vulnerabilidade social. Olhamos para a infância com a urgência que ela merece”, afirma.
Referência em práticas pedagógicas orientadas à primeira infância, o colégio tem em seu projeto o desenvolvimento integral das crianças com base em evidências científicas, sociais e culturais e em um currículo estruturado nos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Portinho, como é chamado o segmento de Educação Infantil do Porto Seguro, oferece vivências significativas em ambientes que estimulam a criatividade, o vínculo, a convivência e a autonomia, como fazendinha, tanques de lama, biblioteca, horta, espaços sensoriais e o ateliê do Pequeno Cientista.
“Desde os primeiros anos, as crianças são vistas como protagonistas do próprio aprendizado. Tudo é planejado para que se sintam acolhidas, respeitadas e desafiadas a explorar o mundo com curiosidade e afeto”, explica Lilian.
O colégio também destaca como diferenciais o trabalho com orientação e educação socioemocional, considerado um pilar das ações, além da nutrição cuidadosa, do currículo solidário e do envolvimento ativo das famílias. “Educar é mais do que ensinar conteúdo. É construir vínculos, cultivar valores e oferecer experiências que impactam para a vida toda”, completa.
Com a PNIPI em vigor, Lilian acredita que o momento é propício para o compartilhamento de boas práticas entre redes de ensino. “O Porto quer ser um parceiro nesse movimento nacional. O que vivenciamos aqui pode inspirar outras instituições. Cuidar da infância é o gesto mais potente que podemos fazer pelo futuro”, conclui.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tanto no Currículo Internacional como no Currículo Bilíngue. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.