A sede da CDL Barra Mansa foi palco, na noite da quinta-feira (31), de importante palestra sobre a Reforma Tributária, tema que tem gerado grande interesse e preocupação entre os empresários de diversos segmentos. O evento reuniu cerca de 100 participantes, entre comerciantes, representantes de empresas e profissionais da área contábil da região.
A palestra foi conduzida pelo contador André Reis, da Master Max Contabilidade, que trouxe uma abordagem clara e objetiva sobre as principais mudanças previstas na nova legislação tributária, especialmente com a substituição de tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A proposta de simplificação do sistema, os impactos sobre a carga tributária e as novas obrigações foram alguns dos pontos centrais debatidos.
Durante o encontro, o especialista destacou a importância das empresas – em seus diferentes setores - e escritórios de contabilidade se prepararem com antecedência para as transições que deverão ocorrer de forma escalonada a partir do fim do ano.
“A Reforma Tributária trará muitas transformações, todos nós sabemos, mas nosso papel é garantir que os empresários tenham informação de qualidade para se adaptar com segurança e eficiência para que seus negócios recebam o menor impacto possível”, explicou o palestrante André Reis, diretor do escritório Master Max Contabilidade.
A iniciativa integra o calendário de capacitações da CDL BM e reforça o compromisso da entidade em manter o empresariado local atualizado frente às mudanças legais para o ambiente de negócios.
“É importante estarmos aqui hoje, é fundamental se atualizar constantemente, entender os impactos e orientar os clientes sobre esse novo cenário. O momento agora é de adaptação, principalmente em relação às notas fiscais no comércio, que começarão a passar por alterações”, destacou Thaira Castilho, representando a empresa LFA Contabilidade.
“Sabemos que o tema é extenso e cheio de detalhes, mas com a orientação certa e o apoio das entidades de classe, é possível mitigar os impactos e transformar as mudanças em oportunidades para as empresas”, ressaltou o presidente da CDL Barra Mansa, Gleidson Gomes.