Evento nesta segunda-feira reuniu líderes educacionais e diretores escolares da rede municipal de ensino para trilha formativa


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta segunda-feira, dia 18, a abertura oficial do CNCA 2025 (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), no Ciep 485 – Professor João Batista de Barros / Vocacionada à Música, localizado no bairro Bom Pastor. O evento reuniu líderes educacionais e diretores escolares da rede municipal de ensino para reafirmar o propósito de garantir que todas as crianças do município estejam plenamente alfabetizadas até os 8 anos de idade, ou seja, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
O CNCA é um programa do Governo Federal, sendo coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), em colaboração com estados, Distrito Federal e municípios.
A secretária de Educação de Barra Mansa, Linamar Carvalho, destacou a importância do evento para a rede municipal.
— O CNCA é um compromisso nacional com a alfabetização, que hoje ocorre por meio da capacitação dos nossos profissionais. Reafirmamos o nosso pacto com a educação pública de qualidade. Aqui temos uma oportunidade de fortalecer nossas práticas pedagógicas e assegurar que todas as crianças do município sejam alfabetizadas na idade certa. Esse é um compromisso que fazemos juntos, pela vida e pelo futuro de cada um — afirmou a secretária.
Marcela Vieira Rezende, que é gerente de Educação Básica e articuladora da Renalfa (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização) – componente integrante do CNCA –, ressaltou que o município vem atingindo as metas estabelecidas pelo Governo Federal no âmbito da educação.
— Essa formação faz parte do compromisso que os municípios do estado do Rio assumiram com o Governo Federal, para garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Entre as diversas ações de capacitação, estão previstas formações para diretores, professores, equipes técnicas das escolas e servidores da Secretaria Municipal de Educação – disse.
Marcela informou ainda que sua função como articuladora local é garantir que todas as atividades relacionadas ao CNCA aconteçam de forma efetiva. “Acompanhamos dados e estatísticas, e viabilizamos ações que promovam a aprendizagem. Hoje estamos iniciando essa etapa presencial das ações e, até o fim do ano, realizaremos todas as formações de professores, diretores e orientadores, buscando a melhor qualificação possível — concluiu.