“O resultado robusto do estado demonstra uma recuperação e expansão da atividade econômica dos microempreendedores fluminenses ao longo do último ano. O crescimento consistente do ISM reflete a força e a capacidade de adaptação dos pequenos negócios da região, que têm conseguido superar desafios e aproveitar oportunidades em um ambiente econômico ainda desafiador”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina. Sobre o ISM O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.
A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
|