Cerimônia de encerramento do curso aconteceu na tarde desta sexta-feira (11), no Clube Comercial
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Assistência Social (Smas) e da Juventude (Sejuv), promoveu na tarde desta sexta-feira, dia 11, no Clube Comercial, a cerimônia de formatura das oficinas de Inclusão Digital. Os certificados foram entregues aos 387 alunos que concluíram o curso no primeiro semestre de 2025 durante coquetel para os familiares e convidados dos formandos.
As aulas, coordenadas pelo Departamento de Proteção Social Básica (DPB) da Smas, são ministradas nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), além dos Centros de Convivência, Centro Comunitário do bairro Roma I e quiosque do Centro Oportunizar, na Vila Santa Cecília, que possuem Telecentro. As oficinas são divididas em Informática e Excel Intermediário e têm duração de cinco meses, com uma aula por semana. Os cursos são ofertados semestralmente e somente no ano passado teve 838 formandos.
De acordo com a coordenadora de Inclusão Digital da Smas, Cláudia Villar, o projeto tem como principal objetivo promover acesso à tecnologia computacional aos quase 47 mil usuários atendidos anualmente nos equipamentos de Proteção Básica da secretaria.
“As oficinas de Inclusão Digital são uma oportunidade para que a população tenha contato com computadores e a internet, podendo transformar estes conhecimentos em bens culturais, sociais e emancipatórios”, disse Cláudia Villar, acrescentando que os Cras e o Telecentro estão de portas abertas para ajudar a quem quiser entrar no mundo da informática.
A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, parabenizou os formandos e agradeceu pela confiança deles e dos familiares no trabalho da Smas. “O conhecimento da informática é fundamental na escola e fico feliz em ver que as oficinas ofertadas nos Cras alcançam um público diversificado, atendendo desde as crianças até os idosos”, falou.
O secretário da Juventude, Munir Francisco Filho, comemorou a formatura da primeira turma do projeto no Centro Oportunizar, espaço quiosque que auxilia os jovens na conquista do primeiro emprego ou estágio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz.
“Essa parceria, firmada em março deste ano com a Smas, vem ao encontro do propósito do Centro Oportunizar. Com o Telecentro no quiosque, estamos garantindo que os jovens tenham acesso à informática, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho. Esse projeto oferece aos jovens as ferramentas para crescer e conquistar novas oportunidades”, disse Munirzinho, parabenizando a todos os formandos.
O deputado Munir Neto também comemorou o grande número de formandos nas oficinas de Inclusão Digital. “É muito bom ver tanta gente aproveitando as oportunidades ofertadas nos Cras. Os cursos são de graça e podem mudar a vida de uma pessoa. A qualificação pode abrir portas do mercado de trabalho formal e ainda permitir o empreendedorismo. Nos dois casos, promovem a geração de renda”, afirmou.
O prefeito Antonio Francisco Neto reforçou que é a população que faz o sucesso dos projetos da Assistência Social em Volta Redonda. “Estamos parabenizando hoje esses quase 400 formandos das oficinas de Inclusão Digital, mas todo ano são quase mil certificados entregues. Obrigado por participarem desse projeto e confiarem no nosso trabalho”, disse Neto, agradecendo também aos profissionais envolvidos pela dedicação em fazer o melhor para a população.
Inscrições para as próximas turmas
A Secretaria Municipal de Assistência Social abre as inscrições para as próximas turmas das oficinas de Inclusão Digital no próximo dia 21 (segunda-feira) e as aulas começam em 28 de julho, na segunda-feira seguinte. Os interessados devem procurar a unidade do Cras ou Centro de Convivência mais próxima de casa, além do Centro Oportunizar, na Vila Santa Cecília. Podem participar das aulas de Informática e Excel Intermediário pessoas a partir dos dez anos de idade.