Visita inclui entrega de livros do PNLD à biblioteca comunitária e evento pelo Mês das Mulheres Negras
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará em Nova Iguaçu (RJ), nesta quinta-feira (3), para cumprir agenda de compromissos ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva. Às 14h, elas vão fazer a entrega dos novos livros literários do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a Biblioteca Comunitária Prof. Judith Lacaz, participante do Cadastro Nacional de Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC).
A visita marca a entrega dos novos livros do PNLD para as bibliotecas públicas e comunitárias de todo o Brasil, como parte do PNLD + Bibliotecas, ação integrada entre os Ministérios da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC). Cada biblioteca recebe um kit com mais de 500 obras literárias, todas gratuitas, entregues de maneira sistemática para a ampliação e atualização de seus acervos e coleções.
Também participam do evento o secretário de Formação Artística e Cultural , Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piuba, e o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Jeferson Assumção.
Julho das Mulheres Negras
No mesmo dia, pela manhã, Margareth Menezes e Janja Lula da Silva irão visitar o Ilê Axé Omíojuarô. O terreiro de candomblé foi fundado por Mãe Beata de Iemanjá (Beatriz Moreira Costa), e em 2015, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro.
Lá, a ministra e a primeira-dama participarão do lançamento do Edital Mãe Beata de Iemanjá, voltado ao fortalecimento de terreiros na promoção da justiça ambiental, parceria entre o Ministério da Igualdade Racial e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também vão anunciar a concessão da honraria de Promotora da Igualdade Racial para Mãe Beata de Iemanjá e tomarão parte na Roda de Diálogo de Valorização das Tradições de Matriz Africanas e o Papel das Mulheres de Terreiro na Promoção da Justiça Ambiental.
O evento, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), ocorre em alusão ao Julho das Mulheres Negras, mês em que se celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O objetivo da roda de diálogo é evidenciar as tradições de matriz africana e o protagonismo das mulheres de terreiro na luta pela justiça ambiental.
Serviço
Ministra da Cultura cumpre agenda com primeira-dama Janja Lula da Silva no Rio de Janeiro
Data: 03/07
Local: Nova Iguaçu (RJ)
Programação
9h: Visita ao Ilê Axé Omiojuaro
Roda de Diálogo de Valorização das Tradições de Matriz Africanas e o Papel das Mulheres de Terreiro na Promoção da Justiça Ambiental
Local: Rua Francisco Antônio Nascimento, 42, Miguel Couto, Nova Iguaçu (RJ)
14h: Visita à Biblioteca Comunitária Prof. Judith Lacaz e entrega dos livros do PNLD
Local: Rua Pedro Cunha, 307, Ponto Chic, Nova Iguaçu (RJ)