Iniciativa compensa pegada de carbono de operações em mais de 100 comunidades do Rio de Janeiro

 

Foto divulgação Carteiro Amigo.

Rio de Janeiro, julho de 2025 – Em um país onde mais de 16 milhões de brasileiros vivem em favelas e comunidades urbanas, segundo dados do Censo 2022 do IBGE, e que em muitos casos enfrentam ausência de serviços básicos, como endereçamento formal e cobertura logística, entregar uma encomenda pode ser mais desafiador do que parece. Fazer isso com menos impacto ambiental é ainda mais difícil. Pensando nisso e unindo propósito social, tecnologia e sustentabilidade, a startup de logística urbana Carteiro Amigo firmou parceria com a greentech Eccaplan para neutralizar as emissões de carbono das entregas realizadas em comunidades periféricas do Rio de Janeiro.

A ação faz parte do programa Frete Neutro, da Eccaplan, e contabiliza a pegada de carbono gerada no processo logístico, compensando-a por meio da aquisição de créditos em projetos ambientais certificados. Neste caso, a compensação ocorre com o apoio ao Terrus Carbon Coffee, que alia recuperação ambiental à produção regenerativa de café em áreas rurais.

“A logística é um dos setores com maior impacto nas emissões de gases de efeito estufa. Ao integrar a compensação de carbono a um modelo de entrega que já é inovador por natureza, conseguimos ampliar os efeitos positivos dessa operação, tanto para o meio ambiente quanto para a inclusão social”, afirma Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

Criada por moradores da Rocinha, a Carteiro Amigo atua em mais de 100 comunidades e utiliza modais de baixa emissão, como bicicletas, tuk-tuks e motos elétricas. A startup também desenvolveu soluções tecnológicas para o mapeamento de áreas sem CEP, permitindo que moradores de favelas recebam e enviem encomendas com eficiência e rastreabilidade. Hoje, realiza mais de 50 mil entregas por mês, gera mais de R$100 mil em renda nas comunidades e conta com mais de 1 mil entregadores cadastrados.

Para os moradores e entregadores das comunidades, o impacto vai além da logística. “Hoje consigo sustentar minha família com dignidade. O Carteiro Amigo me deu oportunidade e orgulho de ser entregador na minha favela”, afirma André Luiz, entregador na Rocinha.
 

A compensação de carbono vem agregar valor ambiental a um serviço já reconhecido por seu impacto social. A metodologia aplicada pela Eccaplan garante rastreabilidade e confiabilidade na mensuração das emissões, utilizando parâmetros técnicos validados por padrões internacionais.

A parceria também atende à crescente demanda de empresas e consumidores por práticas logísticas alinhadas aos princípios ESG, sem abdicar da eficiência. Como reforço à sua identidade, a Carteiro Amigo adota o personagem “Migo”, símbolo da entrega humanizada e do herói comunitário nas favelas, ampliando a conexão emocional com o público. “Com essa iniciativa, mostramos que é possível avançar em soluções de baixo carbono mesmo nas regiões mais complexas do país e com impacto social agregado”, finaliza Fernando Beltrame.
 

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, startup fundada em 2008 com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, tem desenvolvido programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, projetos socioambientais, estratégias, produtos e serviços para empresas, instituições de ensino, promotores e organizadores de eventos.

Após o lançamento da primeira plataforma de registro e negociação de créditos de carbono do país, a startup oferece soluções sustentáveis ao mercado por meio da criação dos programas Sou Resíduo Zero, Evento Neutro, Frete Neutro e a certificação selo CO2 Neutro, que garante a compensação de carbono para empresas atingirem suas metas e compromissos ambientais. Saiba mais sobre os projetos clicando aqui.