Instituto Jô Clemente (IJC) implanta um serviço baseado na ciência ABA reconhecida internacionalmente para o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicação e autonomia de crianças entre 3 a 14 anos
- Com o objetivo de promover a saúde e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi implantado um modelo terapêutico “Grupos de Habilidades Sociais”: uma intervenção em grupo baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), ciência reconhecida internacionalmente por sua eficácia no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e de comunicação. Voltado para crianças e adolescentes com Autismo, o atendimento tem início imediato e está disponível para pacientes de convênios e particulares. A iniciativa é do Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
O programa é um serviço do Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR), do IJC, é uma resposta direta à crescente demanda por terapias especializadas e acessíveis, impulsionada pelos dados do Censo 2022 do IBGE, que revelaram mais de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Autismo no Brasil. O levantamento aponta uma prevalência significativa entre crianças de 5 a 9 anos, com 2,6% nessa faixa etária identificadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que equivale a 1 em cada 31.
“Acredito que o grupo de habilidades sociais, com base na ABA, é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA, pois oferece um ambiente estruturado e acolhedor onde eles podem aprender, praticar e generalizar comportamentos sociais importantes para sua autonomia e qualidade de vida”, afirma Marina Alves, Coordenadora do Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação do Instituto Jô Clemente (IJC).
A proposta é para atender crianças e adolescentes de 03 a 14 anos dividas em grupos de acordo com a faixa etária e/ou níveis de habilidades cognitivas e sociais. Com duração de 12 semanas a depender da avaliação inicial.
O espaço onde ocorrem os atendimentos foi cuidadosamente estruturado para simular ambientes reais de convivência, incluindo recursos como pufes, TV, videogame, jogos e mesas de atividades, o que favorece a prática de interações sociais.
Entre os principais objetivos do programa estão:
- Melhorar a comunicação verbal e não verbal;
- Desenvolver empatia e capacidade de se colocar no lugar do outro;
- Aprimorar a assertividade e o respeito às regras sociais;
- Promover a autoconfiança e o autocontrole;
- Criar conexões saudáveis com os colegas;
- Ensinar a lidar com conflitos de maneira positiva.
A terapia em “Grupos de Habilidades Sociais” requer solicitação médica, preenchimento de formulário com dados do paciente e uma sessão de observação com a equipe, que direciona o participante ao grupo mais adequado ao seu perfil.
"Este serviço não apenas aborda as necessidades de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma inovadora, mas reafirma o compromisso do IJC em promover a inclusão plena. Acreditamos que o desenvolvimento dessas habilidades é fundamental para a autonomia e o protagonismo de cada pessoa atendida", conclui Marina.
Informações de atendimento:
Telefone: (11) 5080-7164
Local: Rua Loefgren, nº 2109 – Vila Clementino
Atendemos pacientes particulares e pelos seguintes convênios: Amil, Porto, Vivest e Plan Assist
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.
O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.