Prova retorna ao calendário das corridas de rua após 12 anos com apoio de grandes marcas e promete experiência única ao cruzar a maior ponte do Hemisfério Sul
Rio de Janeiro, 11 de julho de 2025 - Após 12 anos fora do calendário das corridas de rua, o Desafio da Ponte retorna em grande estilo no dia 3 de agosto de 2025. Considerada uma das provas mais emblemáticas do país, ela conecta Niterói ao Rio de Janeiro em um percurso de 21 km - com 13,9 km sobre a Ponte Rio-Niterói, a maior do Hemisfério Sul. A edição histórica será marcada por uma experiência única para os corredores e pelo apoio de grandes marcas, que acabam de ser anunciadas como patrocinadoras oficiais do Desafio da Ponte.
O evento é apresentado por Enel Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. A Army será a marca esportiva oficial da prova e a Corona Cero, a cerveja oficial, levando refrescância e celebração ao pós-prova. A Raia entra como patrocinadora oficial, reforçando seu compromisso com a promoção da saúde e bem-estar. O Desafio da Ponte conta ainda com o apoio institucional da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Prefeitura de Niterói e da Ecoponte, concessionária responsável pela operação da via.
"Como um dos principais apoiadores do esporte e da cultura em nosso estado, celebramos a retomada da corrida que une Rio de Janeiro e Niterói e está na memória esportiva e afetiva das duas cidades. Estamos orgulhosos por participar de um evento que tem como cenário uma das mais belas paisagens do mundo. Acreditamos que o esporte e a cultura estão no DNA do estado do Rio”, ressalta Hélio Muniz, Diretor de Comunicação da Enel no Brasil.
Realizado pela Dream Factory e Spiridon - organizadoras da Maratona do Rio e do Circuito adidas Maratona do Rio - o Desafio da Ponte integra a maior plataforma de running do Brasil. Com isso, atrai grandes parceiros interessados em associar suas marcas a um evento de enorme apelo popular, visibilidade nacional e forte capacidade de engajamento com o público.
Com largada em Niterói e chegada no Museu do Amanhã, o percurso proporciona uma experiência única aos corredores, com vista panorâmica da Baía de Guanabara e atmosfera de celebração coletiva. A expectativa da organização é consolidar o Desafio da Ponte como uma das provas mais desejadas do calendário nacional, aliando desafio físico, paisagem e emoção em um só trajeto.
As inscrições são limitadas a 8 mil corredores, com exigência de comprovação de tempo em provas de 21 km (até 2h30) ou 42 km (até 5h), realizadas a partir de janeiro de 2024. O tempo registrado na Maratona do Rio 2025 também será aceito.
Mais informações e novidades sobre a prova serão divulgadas no perfil oficial do evento no Instagram: DesafiodaPonteOficial.
Interdição da Ponte Rio–Niterói
Por conta da prova, haverá interdição parcial da Ponte Rio–Niterói. No sábado, dia 2 de agosto, a partir das 22h, duas faixas no sentido Rio serão bloqueadas. Já no domingo (03/08), às 5h, mais uma faixa será interditada, restando apenas uma faixa liberada para o trânsito. A liberação total está prevista para após as 11h da manhã, com o fim da corrida.
Uma história de tradição
Criada em 1981, a Corrida da Ponte se tornou uma das provas mais desafiadoras e simbólicas do Brasil. Com seu percurso passando pela imponente Ponte Rio-Niterói, o evento não só testa os limites físicos dos corredores, como também proporciona um dos cenários mais icônicos do estado do Rio de Janeiro. Realizada anualmente até 1986, a prova foi interrompida por questões operacionais e de tráfego na ponte. No entanto, sua importância permaneceu viva na memória dos atletas, culminando em seu grande retorno em 2011 e com edições subsequentes em 2012 e 2013.
A última edição, realizada em 2013, contou com 8 mil corredores e teve como grandes campeões o brasileiro Giovani dos Santos, que concluiu a prova com o tempo de 1h05m02s, e a queniana Dorcas Jepchirchir, que cruzou a linha de chegada em 1h17m42s. Agora, após mais de uma década, a prova volta ao calendário esportivo nacional, mantendo sua tradição e relevância no cenário das corridas de rua.
Sobre o Desafio da Ponte
O Desafio da Ponte é apresentado por Enel Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. A Army é a marca esportiva oficial e a Corona Cero, a cerveja oficial. O Desafio conta com patrocínio da Raia e promoção Dream Factory e Spiridon.
Instagram | DesafiodaPonteOficial