Iniciativa reconhece trabalhos jornalísticos que retratam o impacto do Sistema Nacional de Fomento na construção de um Brasil mais equilibrado e sustentável
Com o tema “O Sistema Nacional de Fomento no financiamento ao desenvolvimento regional sustentável”, a segunda edição do Prêmio ABDE de Jornalismo, que está com as inscrições abertas até 30 de setembro, convida jornalistas de todo o país a destacarem histórias que revelem como o crédito para inovação e sustentabilidade tem transformado realidades no Brasil. A iniciativa reconhece reportagens que, com apuração rigorosa e olhar aprofundado, mostrem investimentos estruturantes voltados à inclusão produtiva, à transição ecológica e ao desenvolvimento regional, evidenciando o papel das instituições financeiras que integram o Sistema Nacional de Fomento (SNF).
Promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o prêmio incentiva a produção de conteúdos qualificados sobre iniciativas alinhadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os trabalhos podem abordar desde soluções de infraestrutura urbana sustentável e políticas públicas inovadoras até ações de crédito rural sustentável, apoio ao cooperativismo e industrialização verde.
SNF - O Sistema Nacional de Fomento (SNF) é formado por 34 instituições financeiras de desenvolvimento que respondem por 45% do mercado de crédito no país e 74% dos investimentos de longo prazo. A proposta da ABDE é ampliar a visibilidade da atuação dessas entidades e fomentar, por meio do jornalismo, o debate sobre modelos de desenvolvimento mais justos, inclusivos e resilientes.
Participe! As inscrições começaram em 1º de julho e podem ser feitas até 30 de setembro de 2025. Podem ser inscritas reportagens publicadas entre 1º de janeiro e 30 de setembro. A premiação contempla seis categorias — três nacionais e três regionais, nas modalidades Texto, Áudio e Vídeo — e os valores dos prêmios podem chegar a R$ 15 mil para os vencedores do primeiro lugar em qualquer uma das categorias. A cerimônia de entrega será realizada em 2 de dezembro, em Brasília.
Categorias premiadas: Texto (nacional e regional) Áudio (nacional e regional) Vídeo (nacional e regional)
Premiação para cada categoria:
Serviço: |