Novo prazo vai até 28 de julho; trabalhos devem ser inéditos e abordar temas relacionados a resíduos sólidos e saneamento básico
O CIRS Búzios 2025 – Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento – está com inscrições abertas até 28 de julho para submissão de artigos técnico-científicos de alunos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o evento, que acontecerá entre 6 e 10 de outubro, em Búzios, em forma de pôster digital (e-pôster); e os mais bem pontuados de cada tema serão expostos na plenária do congresso em formato de pitch.
Os artigos, que precisam ser inéditos, devem ser enquadrados em um dos quatro eixos temáticos determinados pela comissão examinadora: Abastecimento de água; Coleta e tratamento de esgoto; Drenagem; Resíduos sólidos. Os autores podem submeter até três trabalhos em quaisquer categorias, encaminhando-os com resumo e apresentação em inglês e português. A inscrição é gratuita e online.
O professor do Centro de Estudos em Meio Ambiente Industrial (Cemai/Uerj) Fernando Altino Rodrigues, que coordena o processo de seleção dos artigos, ressalta que o CIRS Búzios tem como principal diferencial o fato de não ser puramente acadêmico, como a quase totalidade dos eventos que recebem artigos para submissão.
“O CIRS nasceu com um conceito distinto. É aberto a empresários, autoridades, profissionais dos setores público e privado e, também, acadêmicos. Isso faz com que os pesquisadores não fiquem restritos a uma bolha, falando entre si. No CIRS, eles têm, ao lado, pessoas que podem transformar aquele avanço tecnológico apresentado em uma política pública ou implementar determinada inovação em uma empresa”, destaca o professor Altino. Ele acrescentou ainda que outro destaque do CIRS, não usual em encontros similares, é o passe livre de autores dos trabalhos selecionados para participar do congresso – são dois ingressos gratuitos para os quatro dias de evento e desconto de 50% para os demais co-autores.
A seleção dos trabalhos, coordenada pelo Cemai/Uerj, ficará a cargo de um grupo com 10 a 12 professores de diferentes instituições de ensino e pesquisa. Todos os artigos serão submetidos a três avaliadores no sistema “duplo cego”, em que as identidades tanto dos examinadores quanto dos autores são ocultadas. O professor Altino frisa que a orientação da banca não é fazer uma avaliação excludente, mas sim selecionar aqueles artigos que têm consistência e sinergia com as temáticas do congresso. Para avaliação, serão considerados aspectos como originalidade, clareza na exposição dos objetivos, metodologia aplicada, resultados alcançados e impacto das conclusões para a área de resíduos e saneamento.
Sobre a produção acadêmica brasileira na área ambiental, o professor Altino afirma que ela é bastante ampla e vem ganhando efervescência. Segundo ele, a pós-graduação tem sido muito incentivada no país, tanto em função dos concursos públicos que exigem títulos quanto em relação ao aumento do interesse que o meio ambiente tem despertado nas pessoas, até por oferecer boas oportunidades de trabalho.
“Recentemente tivemos a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Marco Legal do Saneamento Básico, dois temas que vem sendo objeto de várias pesquisas”, afirmou o professor Altino. Sua expectativa para esta segunda edição do CIRS é ter três vezes mais trabalhos inscritos. Em 2023, quando foi realizada a primeira, foram cerca de 40 artigos recebidos e 31 selecionados.
Serviço:
Submissão de trabalhos técnico-científicos para o CIRS Búzios 2025
Inscrição gratuita: Link
Data-limite de inscrição: 28 de julho 2025
Edital completo disponível em: Link
Sobre o CIRS Búzios:
O Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento, que será realizado de 6 a 10 de outubro, em Búzios, tem como objetivo fomentar o debate sobre os quatro componentes do saneamento básico (água, esgoto, drenagem e resíduos); divulgar pesquisas e estudos acadêmicos nessas áreas; apresentar boas práticas nacionais e internacionais do setor; fortalecer a articulação entre instituições atuantes na área ambiental; e criar uma agenda positiva. O CIRS Búzios é realizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Prefeitura de Búzios, Prefeitura de Arraial do Cabo, Inea, Anamma, CREA-RJ, CAU/RJ, Lavoro Solutions, WebResol, Waste Expo Brasil e Rio 2030.