A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) comemora a aprovação, nesta segunda-feira (14/7), do Projeto de Lei 847/2025 pela Câmara dos Deputados. Já aprovado no Senado Federal (SF), o texto altera a Lei nº 11.540/2007, que regulamenta o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A aprovação é um passo decisivo para destravar um montante estimado em R$ 22 bilhões de recursos e convertê-los em investimento produtivo.
 

A ABDE enaltece o papel importante dos deputados e senadores da Frente Parlamentar de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento e considera que a vitória representa um marco para o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no país, já que o valor vai impulsionar a inovação tecnológica, aumentar a competitividade da indústria nacional e gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais.
 

O uso dos recursos permitirá a ampliação de programas estratégicos como, por exemplo, o Inovacred, gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e operado pelas instituições financeiras do Sistema Nacional de Fomento, voltado ao financiamento de projetos inovadores no setor produtivo. O setor aguarda a sanção presencial com celeridade para a liberação acelerada dos recursos do fundo.
 

A ABDE reafirma seu compromisso com o fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento e destaca que a iniciativa contribui diretamente para o crescimento sustentável e a geração de empregos qualificados no país.

 

 

 

 

_________________________________________________
Assessoria de Imprensa

61 99656 7123
Ailane Silva