Com o tema “Diabetes e Autocuidado: Conhecer para Prevenir”, as palestras contam com a participação de profissionais da saúde que abordam diferentes aspectos da doença
Itatiaia, 12/06/2025 - A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando ao longo do mês de junho uma série de atividades educativas e informativas com foco na prevenção e no autocuidado do diabetes. As ações fazem parte da estratégia da Atenção Primária à Saúde (APS) e buscam ampliar o conhecimento da população sobre a doença, seus fatores de risco e formas de tratamento.
Com o tema “Diabetes e Autocuidado: Conhecer para Prevenir”, as palestras contam com a participação de profissionais da saúde que abordam diferentes aspectos da doença. A programação inclui exposições como “Desmistificando o Diabetes”, “O que é Diabetes – Fatores de Risco”, “A importância do psicológico no tratamento do diabético”; e “Alimentação Saudável na prevenção e tratamento do Diabetes”.
Nesta sexta-feira, dia 13, a partir das 8h30, a equipe estará na feira livre no Centro da cidade, passando informações para os frequentadores do local. No dia 17, a palestra “A dor e a saúde, estilo de vida” será ministrada às 8h30, na UBS Marechal Jardim.
No dia 18, a partir das 9h, o bairro Campo Alegre receberá uma mobilização com panfletagem educativa nas ruas locais. As atividades seguem nos dias 23 e 24, com o projeto sala de espera, nas ESF Penedo e Vila Esperança, às 8h30 e às 13h30, respectivamente. Já no dia 26, a equipe repassará as informações a partir das 10h, na ESF Maromba.
De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, as atividades tiveram início no dia 3 de junho, com uma palestra sobre sífilis na ESF Vila Odete. No dia 11, as equipes estiveram nas unidades de saúde do Centro e da Vila Magnólia, com salas de espera educativas.
- Essas ações fazem parte de um esforço contínuo para estimular hábitos de vida saudáveis, fortalecer o vínculo entre os profissionais e a comunidade, além de promover o acesso à informação de forma humanizada. A mobilização pretende atingir diversos públicos em diferentes bairros, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, finalizou a secretária de saúde, Giane Gioia.