Questões tributárias e jurídicas foram debatidas durante o evento, que lotou o auditório da associação comercial
A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) foi palco, no final da tarde de ontem (11/06) do evento "Lei do Aço em Foco: Conexões e Oportunidades", uma iniciativa da ACIAP-BM, Prefeitura de Barra Mansa e Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Com a intenção de esclarecer as dúvidas dos empresários e profissionais ligados ao setor metal mecânico sobre a Lei 8.960/2020, o encontro reuniu mais de 120 participantes, lotando o auditório da associação comercial.
A presidente da ACIAP-BM, Fernanda Moysés, deu as boas vindas aos participantes, ressaltando que a Casa está de portas abertas para iniciativas que visem o crescimento do município e da região. “Este é o primeiro evento da nossa nova diretoria e é com muito orgulho que recebemos vocês hoje aqui, com a casa cheia, para tratar de um assunto tão importante para atração de novas empresas e geração de renda para nossa região”, afirmou a presidente.
A mesa de abertura do evento foi composta ainda pelo presidente do Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Mecânicas do Médio Paraíba e Sul Fluminense), Jairo Rodrigues da Silva Junior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, Henrique Nora Junior, presidente do Codec BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa) e vice-presidente da Facerj (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro), Matheus Gattás, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, César Carvalho, e pelo secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e deputado autor da lei, Gustavo Tutuca.
Durante a abertura, Bruno Paciello fez uma apresentação sobre o Parque Industrial de Barra Mansa. Em seguida, teve início o painel, formado por Tutuca, que fez uma explanação geral sobre a Lei 8.960/2020 e por especialistas nas áreas tributária e jurídica, respondendo às dúvidas mais frequentes sobre a Lei do Aço. As perguntas foram respondidas pelos painelistas Victor Hugo Lavinas diretor de Incentivos Fiscais da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), Rodrigo Barreto, gerente Jurídico Tributário da Firjan, e André Reis, contador do Metalsul. Ao final, após conclusão feita também por Tutuca, a plateia pôde fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas.
O presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, Henrique Nora Junior, ressaltou o impacto positivo da Lei do Aço na região e reafirmou o papel da Federação no apoio ao setor produtivo, em parceria com o Metalsul.” “A nova lei mostra que o incentivo certo gera resultado: temos mais empresas se instalando e outras crescendo aqui. E o Metalsul tem sido um parceiro essencial nesse processo, como representante direto da indústria metalmecânica do Sul Fluminense junto à Firjan. E temos toda a estrutura Firjan SENAI SESI para apoiar as empresas na qualificação de mão de obra, na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. É assim que fortalecemos a indústria e impulsionamos o desenvolvimento da nossa região”, destacou Nora.
O presidente do Metalsul, Jairo Rodrigues Júnior, comemorou a conquista da Lei 8.960, que estabelece um ambiente tributário mais competitivo para a indústria fluminense. Durante a abertura, ele destacou o apoio da Firjan e relembrou o momento em que levou a proposta ao deputado Gustavo Tutuca. “A nova legislação é um divisor de águas. Ela resgata a competitividade do nosso setor, atrai investimentos e impulsiona o desenvolvimento regional. Estamos diante de uma oportunidade histórica, e o Metalsul estará na linha de frente dessa transformação”, afirmou Jairo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, César Carvalho, afirmou que a secretaria busca uma maior aproximação com o empresariado a fim de gerar mais negócios para Barra Mansa. “Agradeço a presença de todos e à ACIAP-BM por esse evento tão grandioso estar acontecendo aqui hoje e quero me colocar à disposição, pois queremos proporcionar essa aproximação com os empresários e criar um ambiente de negócios cada vez melhor em nossa cidade”, disse ele.
O evento contou com o apoio do Governo do Estado do Rio, Codin, Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Facerj, Metalsul e da empresa Noroaço.
LEI DO AÇO - Sancionada em 2020, a Lei nº 8.960/2020, conhecida como Lei do Aço, tem como objetivo estimular a industrialização no Estado do Rio de Janeiro por meio de incentivos fiscais ao setor de transformação e beneficiamento do aço, com potencial de atrair novos investimentos e fomentar o crescimento econômico, especialmente em cidades com vocação industrial.