Atividade realizada em Antônio Rocha valoriza o talento local e gera oportunidades e empregabilidade
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, promoveu, nesta sexta-feira, dia 27, uma oficina de bolos e oportunidades. O evento aconteceu no Rancho Alegre, no distrito Antônio Rocha, e teve como objetivo capacitar e gerar novas alternativas de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A capacitação foi conduzida pelo coordenador do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Célio Carlos de Oliveira; a iniciativa contou também com o apoio do Restaurante Maria Mariana e da Santa Clara Embalagens.
A secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, destacou a importância da oficina, que vai muito além da culinária.
- É uma ferramenta concreta de transformação social, que oferece às mulheres do Cadastro Único a chance de conquistar autonomia por meio do trabalho e da qualificação profissional. Nós, enquanto Assistência Social, temos o compromisso de promover oportunidades reais de trabalho, por meio de programas de capacitação e parcerias com empresas. O emprego é a chave para a emancipação, e estamos aqui para garantir que todas tenham a chance de construir um futuro mais justo – frisou Joseane.
Segundo a assistente técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Lenara Napoli, o plano é levar a oficina também aos distritos de Amparo, Floriano e Santa Rita de Cássia, para alcançar cada vez mais mulheres.
- Essa inclusão e geração de empregabilidade não é só uma questão econômica, mas também social e cultural. É um passo importante para a igualdade de gênero, pois quando ajudamos uma mulher impactamos positivamente toda a sua família e, com isso, toda a sociedade – ressaltou.