Ritmos como Zumba, FitDance, BalletFit e Street Dance aliam diversão, gasto calórico e fortalecimento muscular
 

Maio de 2025 – Para quem busca uma atividade física que vá além da repetição de exercícios e proporcione prazer, bem-estar emocional e resultados visíveis no corpo, a dança é uma aliada poderosa. Além de ajudar no emagrecimento, os diferentes estilos de dança trabalham força, flexibilidade, coordenação e condicionamento físico.
 

“A dança alimenta o corpo e a alma. Quando praticada com orientação adequada, ela melhora o tônus muscular, o sistema cardiovascular e ainda promove felicidade e autoestima”, afirma Patrícia Capucho, Gerente técnica da Companhia Athletica, bailarina clássica de formação e profissional de educação física.
 

Segundo a especialista, a escolha do tipo de dança pode variar conforme os objetivos físicos de cada um. Confira os estilos que mais ajudam no equilíbrio entre queima calórica e tonificação muscular:
 

Aula de Ritmos (Zumba, FitDance): Mistura de músicas latinas, pop, funk e eletrônica. Excelente para emagrecimento, promove alto gasto calórico e utiliza a gordura como fonte de energia. Também melhora a coordenação motora e a agilidade.
 

BalletFit: Combina elementos do balé clássico com treino funcional. É eficaz para o fortalecimento dos membros inferiores e superiores, abdômen e glúteos, além de melhorar a postura e a flexibilidade.
 

Street Dance: Além dos benefícios cardiovasculares, esse estilo urbano ajuda na coordenação motora, resistência e condicionamento físico.
 

A dança vai além dos ganhos físicos. Por movimentar o corpo como um todo, ela estimula a conexão mente-corpo, reduz o estresse, melhora o humor e contribui para a saúde mental. “É uma das modalidades mais completas para o corpo saudável e pode ser praticada em qualquer fase da vida”, reforça Capucho.
 

De acordo com Patrícia, o principal critério na escolha é o prazer: “A melhor dança é aquela que te faz feliz”. Hoje, as aulas são adaptadas para todas as idades e níveis de condicionamento, com foco na saúde e bem-estar, e não na performance artística – como ocorre na formação de bailarinos em escolas especializadas.
 

Para quem deseja resultados visíveis, a recomendação é praticar dança de duas a três vezes por semana, sempre aliada a uma rotina equilibrada de alimentação, hidratação e sono de qualidade. “E para quem está começando, o segredo está em buscar orientação profissional. Dançar é um excelente treino aeróbico que pode preparar o corpo e transformá-lo”, conclui Patrícia.
 

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há 40 anos e conta com 16 unidades em operação nas 5 regiões do país, tendo se firmado como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos de cuidar das pessoas. É uma academia completa para todas as fases da vida: do bebê ao bisavô, e tem no seu DNA o compromisso de fazer o aluno sair sempre melhor do que entrou.
 

A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil.

Foi a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), oferecendo também um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 22 piscinas, sendo 11 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.
 

Sempre em linha com as novas tendências, hoje a rede de academias disponibiliza para os seus alunos uma infraestrutura de primeira: localização privilegiada pela comodidade e segurança, equipamentos de última geração, ambientes exclusivos para diversas modalidades esportivas e todas as idade, professores especialistas e tecnologia a favor da melhor experiência do aluno como o CiaOn: aplicativo de celular que reúne diversas funcionalidades, como a grade de horário das aulas, agendamento de serviços, os treinos elaborados pelos professores e agora também o CIA GO (aulas e treinos virtuais).
 

Mais informações: Link