Tema foi debatido em palestra durante Smart City Business Brazil - Congresso e Expo 2025
A Arena Mobilidade do Smart City Business Brazil - Congresso e Expo 2025 foi palco de um importante debate sobre o uso da bicicleta como instrumento de inclusão social e mobilidade sustentável, terça-feira, dia 03 de junho. Com o tema "O transporte com bicicletas como ferramenta de inclusão social", a palestra reuniu, no Dia Mundial da Bicicleta, especialistas, ativistas e representantes dos setores público e privado para discutir os desafios e as oportunidades de transformar a bicicleta em protagonista da mobilidade urbana.
Mediado por Alexandre Bürgel, engenheiro e diretor da Innova Ação, o painel contou com a presença de Irineu Gnecco Filho, diretor de projetos da Urucuia; João Magalhães, coordenador de comunicação da Shimano Latin América; e Renata Falzoni, vereadora de São Paulo, cicloativista, arquiteta e jornalista.
Durante o bate-papo, os participantes destacaram que a bicicleta vai muito além de um meio de transporte: ela é uma ferramenta de bem-estar, saúde, geração de renda e, principalmente, inclusão. No entanto, foi apontado que ainda existem obstáculos significativos, como a ausência de estações de bicicletas em regiões periféricas e o desenho urbano excludente, que privilegia o automóvel em detrimento da mobilidade ativa.
Renata Falzoni enfatizou que mobilidade sustentável não se resume apenas a não utilizar combustíveis fósseis, mas sim a garantir o direito universal de ir e vir, priorizando quem anda a pé, de bicicleta ou transporte público. “Caminhar e pedalar é dar asas ao cidadão. Não é o automóvel que é o rei. A cidade precisa ser desenhada para as pessoas, e não para os carros”, afirmou.
Irineu Gnecco Filho chamou atenção para a exclusão estrutural no acesso às bicicletas. “Mais de 54% da população brasileira não tem acesso a esse meio de transporte, segundo o IBGE. Nascemos pedestres. A bicicleta fomenta o comércio local, traz saúde e pode ser subsidiada pelo poder público”, defendeu.
João Magalhães ressaltou o impacto econômico e social do uso da bicicleta. “Uma bicicleta básica pode ser o sustento de uma família. A bicicleta ideal é a que você tem, seja para ser atleta, trabalhar ou se deslocar. Com ciclovias e ciclofaixas de lazer, impulsionamos o mercado e geramos empregos. Não tiramos o carro — damos alternativas”, destacou.
O painel também abordou a importância de políticas públicas que considerem os recortes sociais e de gênero. Renata pontuou que as mulheres, especialmente nas periferias, têm uma rotina de mobilidade mais complexa — levando filhos à escola, voltando para casa, indo ao trabalho — e que isso precisa ser contemplado no planejamento de sistemas de bicicletas compartilhadas. “Bairros precisam de vida, segurança e estrutura. O planejamento urbano deve começar pelas pessoas”, completou.
A discussão reforçou que uma cidade inteligente é aquela em que seus cidadãos fazem parte ativamente da construção dos espaços. O caminho para isso passa por inverter a lógica tradicional de priorizar o automóvel, investindo em transporte coletivo e ativa, criando infraestrutura adequada e acessível a todos.
Acompanhe a programação da Arena Mobilidade pelo site: https://smartcitybusiness.com.br/programacao/. A Smart City Business Brazil acontece nos dias 03 e 04 de junho, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo.
Serviço – Smart City Business Congress 2025
Data: 3 e 4 de junho
Horário: Das 9h às 18h
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Branco – São Paulo (SP)
Inscrições neste link.
Mais informações: https://smartcitybusiness.com.br/
Sobre o IEG
Em 2022, a IEG – Italian Exhibition Group, um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou suas atividades no Brasil com o objetivo de expandir sua presença no país por meio do grupo IEG Brasil. Atualmente, o portfólio inclui 12 feiras voltadas aos setores de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfícies, geotecnologias, drones, espaço, facility management e construção: NEEX, Fesqua, Fesqua Vetro, Ebrats, Feipat, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR, e-VTOL, Expo InfraFM, Smart City Business Brasil e Fenagra.
A IEG – Italian Exhibition Group, listada na Bolsa de Valores de Milão, consolidou-se como líder na organização de feiras e congressos B2B na Itália, com atuação em seis áreas temáticas principais:Alimentos & Bebidas, Joias & Moda, Bem-estar, Esportes & Lazer, Turismo & Hospitalidade, Estilo de Vida & Inovação, Meio Ambiente & Tecnologia.
O grupo organiza mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos por ano. Nos últimos anos, iniciou um processo de internacionalização por meio de aquisições e parcerias estratégicas no Brasil, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China.
Em 2024, o grupo registrou um faturamento de 250 milhões de euros, com um EBITDA de 65,9 milhões, um aumento de 25,8% em relação a 2023.