Ação do Sebrae no município mineiro de Varginha serviu para ampliar conhecimento sobre porto seco e os processos de produção, escoamento e exportação do café
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa participou nesta sexta-feira, dia 23, de uma missão estratégica do Sebrae na cidade de Varginha, em Minas Gerais. O secretário da Pasta, Cesar de Carvalho, o Cesinha, representou o município no encontro, que teve o objetivo de reforçar laços junto com empresários e representantes da Região Sul Fluminense. Todos puderam conhecer o processo de produção, escoamento e exportação do café, além de discutirem sobre a volta da Ferrovia Barra Mansa x Angra dos Reis, buscando facilitar a logística de exportação do produto.
Também participaram do encontro o diretor de novos negócios da Companhia de Desenvolvimento de BM, Vinícius Azevedo; os secretários de Desenvolvimento de Varginha, Henrique Touguinha; de Piraí, Breno Borges; e de Resende, Fernando Rodrigues; secretário de Turismo de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira; do presidente da Sulcarj (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul Fluminense), José Marciano de Oliveira; conselheiro da Codec (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), Arivaldo Mattos.
Ainda estiveram presentes, o presidente da ADR e do Eixo Mobilidade da Agência de Desenvolvimento Regional do Sul Fluminense; Péricles Gomes Aguiar; Gustavo Colombiano da empresa Duo Valle; a coordenadora regional do Sebrae na região do Médio Paraíba, Paola Tenchini; além da analista do Sebrae de Barra Mansa, Nathalia Malaquias. A ação contou com apoio da Fecomércio na estruturação da missão além da participação da agência coirmã ADR Centro Sul.
Cesar de Carvalho, destacou os benefícios do diálogo que pode trazer grandes avanços a Barra Mansa. “Aproveitamos para fazer um intercâmbio e desenvolver uma troca de experiências entre o município de Barra Mansa e Varginha, com foco em fomentar o desenvolvimento interestadual. Conhecemos o Porto Seco de Varginha, o Centro de Comércio do Café e as cooperativas de Café”, comunicou.
A coordenadora regional do Sebrae no Médio Paraíba, Paola Tenchini, detalhou mais o poder do encontro. “Nosso intuito é reforçar o potencial de investimento do município de Barra Mansa, que terá a oportunidade de trabalhar sua logística sendo o principal entroncamento da linha ferroviária. Com esta iniciativa é aberta a possibilidade de escoar a produção vinda de Minas Gerais, e também beneficiar diretamente os produtores rurais, com insumos. Desta forma é fortalecido o desenvolvimento econômico de Barra Mansa”, informou.
O presidente da ADR e do Eixo Mobilidade da Agência de Desenvolvimento Regional do Sul Fluminense, Péricles Gomes Aguiar, ressaltou que a missão foi um sucesso. “Conhecemos uma região muito próspera, que trabalha de forma integrada e ainda valoriza a inovação. O dia a dia desta região tem muitos valores compatíveis com os valores da ADR. Acredito que foi uma experiência sensacional para todos que participaram, secretários de Desenvolvimento, representantes de entidades e empresários locais”, concluiu Péricles.