Moradores puderam retirar documentos básicos, se inscrever em programas sociais e vagas de trabalho, serem vacinados contra influenza, receber mudas e adotar um pet


Proporcionar atendimento à população mais vulnerável, promovendo acesso aos direitos como documentação básica, reinserção familiar, inclusão ao mercado de trabalho e acolhimento social. Esses objetivos foram alcançados nesta sexta-feira, dia 23, em mais uma edição do programa ‘RJ para Todos + Serviços’, realizada na Avenida Roosevelt Brasil, no Centro de Barra Mansa. A vice-prefeita e secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves, acompanhou o andamento dos atendimentos.

- Eu e o prefeito Furlani ficamos muito felizes com esta segunda edição do ano do ‘RJ Para Todos’ em Barra Mansa, pois este evento vai muito além de uma ação social. Ele traz dignidade, inclusão e cidadania para as pessoas. Essa parceria entre estado e município dá certo e quem se beneficia são os nossos munícipes - destacou Luciana. 

Também presente no evento, o deputado estadual Munir Neto aproveitou para parabenizar o prefeito Furlani em se empenhar para trazer mais uma edição do evento para a cidade, como também a parceria do governador Cláudio Castro. “O Furlani e a Luciana estão de parabéns pelo trabalho que vêm realizando para atender cada vez melhor os moradores de Barra Mansa. Um sucesso total”.

Moradora do bairro Apóstolo Paulo, Gislaine Almeida, de 29 anos, foi uma das beneficiadas. Ela aproveitou para tirar a documentação dela, dos filhos e ainda se vacinar contra influenza. “Na primeira edição deste ano, vim fazer a identidade do meu filho. Hoje eu voltei para fazer a da minha filha e a minha, pois ainda estava com o nome de solteira e pagar por esse documento ficaria caro. Também aproveitei para recebermos a vacina contra influenza”, destacou a moradora.

Entre os serviços gratuitos ofertados no RJ Para Todos + Serviços em Barra Mansa: a confecção de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho digital, segunda via de certidões, inscrição no CadÚnico, orientação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Sub-registro, vacinação contra influenza (50 pessoas receberam o imunizante durante o evento), aferição da pressão arterial, doação de mudas de plantas, feira de adoção de animais, atendimento e orientações ao consumidor e à Pessoa com Deficiência, cadastramento para o Censo PcD 2025 e para o recebimento de abafadores de ruído.

As iniciativa contou com a parceria do Detran; Secretaria Estadual de Trabalho e Renda; Fundação Leão XIII, Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Proteção e Bem-Estar dos Animais; Saúde; Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam); Caps, Procon e Centro PIR (Promoção de Igualdade Racial).