Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, programação da semana acontece de 12 a 18 de maio 


 


A 23ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), acontece de 12 a 18 de maio. Como parte das atividades, a Fundação Energia e Saneamento (FES), responsável pela gestão dos Museus da Energia, promoverá diferentes ações.


  


No Museu da Energia de São Paulo, no sábado, dia 17 de maio, acontece a Hora da Energia, que estimula a curiosidade e a experimentação, explorando fontes alternativas de energia e novas tecnologias. Os alunos terão a oportunidade de interagir com maquetes e experimentos sobre energia hidrelétrica, eólica, solar, fotocélula e holograma.


Essa será uma atividade exclusiva para uma escola previamente agendada.


 


O Museu da Energia de São Paulo foi inaugurado em junho de 2005 e é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. 


O edifício-sede do museu foi construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época.


Sobre a Fundação Energia e Saneamento


Instituída em 1998 para preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio histórico dos setores que lhe deram origem, a Fundação Energia e Saneamento iniciou o reposicionamento de suas ações a partir de 2024, tornando-se uma Organização Social de Cultura e uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) voltada a contribuir cada vez mais estrategicamente para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da  preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento; de programas culturais, educativos e socioambientais e da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras.