Evento contou com a participação de todas as equipes envolvidas na atenção psicossocial do município


Nesta quinta-feira, dia 15, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Fórum Municipal do Programa de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. O evento, coordenado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD), ocorreu no auditório do Parque Natural de Saudade e contou com a participação de todas as equipes envolvidas na atenção psicossocial do município.
A supervisora do Programa de Saúde Mental, Maria Elvira da Cunha, destacou que o evento vem de encontro ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. “O tema que estamos abordando é ‘Reabilitação Psicossocial: a economia solidária e a reinserção social dos usuários e familiares’. Essa discussão é crucial para a reforma psiquiátrica que busca substituir os manicômios por uma rede complexa de serviços que priorizam o cuidado em liberdade, considerado fundamental para a recuperação”, explicou.
Durante o fórum, os participantes tiveram a oportunidade de refletir e debater sobre o mapeamento das ações coletivas, participar de oficinas e outras atividades voltadas ao fortalecimento da saúde mental; além de identificar caminhos para a formação e estruturação de grupos de suporte e formular estratégias para promover o empoderamento e a autonomia dos pacientes.
Maria Elvira ressaltou que o Caps AD atualmente oferece oficinas de crochê e produção de sabonetes, como parte do processo de reinserção social dos pacientes e suas famílias. “Essas atividades surgiram a partir das demandas das famílias atendidas e são ferramentas essenciais para o tratamento. Nós estamos aqui apresentando que a utilização da economia solidária no cuidado dos pacientes promove autonomia e uma melhora significativa na qualidade de vida. Ações como essas buscam transformar a vida dos pacientes e de seus familiares promovendo cidadania e a inclusão social’, concluiu.