Encontro reuniu poder público, setor privado e sociedade civil para fortalecer ações de enfrentamento às violações de direitos da população infantojuvenil
Barra Mansa sediou nesta terça-feira (20), o II Seminário da Rede de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, realizado no auditório do Sest Senat, no bairro Barbará. O intuito foi discutir estratégias de combate à exploração sexual e outras violações de direitos da população infantojuvenil. O evento contou com a participação do prefeito Luiz Furlani, da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, e da vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves.
O encontro também teve a participação do setor privado, da sociedade civil, de equipes técnicas das duas secretarias, professores da rede pública de ensino, autoridades regionais e instituições parceiras. A programação contou com apresentações do Projeto Proteção – Sest Senat, Projeto Mapear da Polícia Rodoviária Federal, experiências da empresa Transfuturo Logística e relatos de boas práticas das secretarias de Assistência Social de Barra Mansa e de Volta Redonda.
- Proteger nossas crianças e adolescentes é uma prioridade do nosso governo. Estamos investindo em políticas públicas que garantam direitos, promovam inclusão e ofereçam oportunidades. Esse seminário é uma grande oportunidade de integração entre os municípios e instituições comprometidas com o bem-estar das novas gerações - destacou o prefeito Luiz Furlani.
A secretária Joseane Ricarte apresentou as ações desenvolvidas pela prefeitura e reforçou a importância da articulação entre os entes da rede de proteção.
- Ações como essa são fundamentais, e o Governo de Barra Mansa apoia e incentiva qualquer iniciativa voltada à vida e à dignidade. O Sest Senat é um grande parceiro e não poderíamos deixar de abraçar a Campanha Maio Laranja. Também realizamos a nossa ação municipal alusiva ao movimento, com diversas atividades que vão continuar ao longo do ano. Quando há informação, há denúncia. E com a denúncia, há proteção. Assim conseguimos cuidar, orientar e garantir suporte às crianças em situação de violência. Nosso compromisso é permanente - ressaltou Joseane.
Luciana Alves também destacou a necessidade de garantir que todas as infâncias sejam contempladas nas políticas públicas. “Falar sobre direitos da criança e do adolescente também é falar sobre inclusão. As crianças com deficiência precisam estar no centro dessas políticas, com acesso garantido à escuta especializada, ao cuidado integral e à proteção. Esse seminário é um passo importante para que todas as infâncias sejam respeitadas e acolhidas”, declarou a vice-prefeita e secretária.
Anfitriã do evento, a diretora da unidade do Sest Senat em Barra Mansa, Beatriz Araújo, falou sobre a relevância do encontro e destacou o crescimento do engajamento coletivo na causa.
- Estamos aqui no segundo seminário pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. É uma ação de grande relevância e o mais bonito é perceber o crescimento dos parceiros que caminham conosco nessa mobilização. Que os sorrisos das crianças não venham apenas de um presente ou de uma brincadeira, mas do acolhimento, da proteção e da segurança que recebem. É emocionante ver um município com um prefeito tão engajado, ao lado de suas secretarias. Seguiremos juntos nessa caminhada. A multiplicação dessa causa é visível e necessária”, concluiu Beatriz.