Com mais de 200 atletas da América do Sul, shows gratuitos, ativações culturais e ações ambientais, a 5ª edição do REMA reforça seu protagonismo no calendário de eventos esportivos e culturais do Brasil

 

Nove dias celebraram o lifestyle praiano: três competições da WSL (QS 6.000, Longboard e Pro Junior), skate com atletas olímpicos, arte e encerramento com show de Donavon Frankenreiter - Créditos: Affonso Dalle, Thiago Diz e Aleko Stergiou
 

CLIQUE AQUI para mais imagens
 

Abril de 2025 - Ao completar cinco anos de história, o REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte) confirmou que é mais do que um festival: é um agente de transformação. Realizado entre 12 e 20 de abril na Praia de Itaúna, o evento uniu esporte, cultura e sustentabilidade em uma experiência gratuita, aberta ao público e com impacto direto no território. Foram nove dias de programação intensa, com competições de surfe e skate, shows gratuitos à beira-mar, ações de bem-estar, oficinas para crianças e jovens, e iniciativas que deixaram um legado positivo para a cidade. Com público de aproximadamente 65 mil pessoas, durante o feriado de Páscoa e Tiradentes, essa edição teve um crescimento de 25% em relação ao ano passado. E, ainda, segundo dados da Prefeitura de Saquarema, a rede hoteleira registrou 75% de ocupação no período do evento.
 

Com participação de atletas de elite da World Surf League e da nova geração, artistas nacionais e internacionais, como a apresentação do californiano Donavon Frankenreiter que proporcionou surf music para um público de quase 2.500 pessoas com seus melhores hits; e skatistas olímpicos, o REMA se consolidou como um projeto que transforma o espaço público em plataforma de regeneração. Toda a operação do festival foi pensada com foco em sustentabilidade, inclusão e governança - da gestão de resíduos, apoio à economia local e acesso gratuito a todas as atrações. O REMA mostrou que é possível ir além do entretenimento: ao integrar esporte, arte e estilo de vida, o festival se afirma como referência internacional em eventos com consciência, pertencimento e legado.
 

“Essa edição do REMA consolida algo que sempre esteve no nosso propósito: mostrar que é possível fazer eventos de grande porte com impacto real. Não só promovemos o surfe e o skate em alto nível, como também construímos conexões com a comunidade, impulsionamos a economia local e entregamos uma experiência acessível, sustentável e plural. O REMA já é mais do que um festival - é um modelo de como cultura, esporte e consciência podem caminhar juntos e deixar um legado que permanece depois que os palcos e estruturas vão embora”, comenta Pedro Mesquita, diretor executivo da 213 Sports/V3A. O evento prevê atingir futuros litorais brasileiros, levando o DNA praiano para outras regiões do país.


A Capital Nacional do Surf é a única cidade do mundo a receber competições das três divisões da World Surf League, em Itaúna, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Em sua 5ª edição, o evento abrangeu o REMA WSL Saquarema Surf Festival, em homenagem a Léo Neves, foi o primeiro Qualifying Series com status de 6.000 pontos da temporada 2025/2026, que abriu a batalha por vagas para o Challenger Series 2026, a divisão de acesso para a elite mundial. Teve campeão e vice-campeã mundial no Longboard Pro e no Pro Junior atletas da nova geração, sendo muitos da região e crias do Centro de Treinando Léo Neves, de Saquarema. A 5ª edição, com mais de 200 atletas competidores, consagrou seis brasileiros como campeões: Wesley Dantas e Tainá Hinckel (QS 6.000), Phil Rajzman e Chloé Calmon (Longboard Pro) e Rickson Falcão e Luara Mandelli (Pro Junior).
 

Após as disputas do Finals Day, no sábado (19), aconteceu a Expression Session, apresentada pela Cerveja Praya, uma comunhão entre grandes nomes do esporte e a comunidade do surfe, onde puderam demonstrar suas habilidades no surfe com liberdade, sem a pressão de uma competição profissional. Participaram da ação Alex Ribeiro, Phil Rajzman, Raoni Monteiro, Nacho Gundesen, Krystian Kymerson, Kayane Reis, Julia Nicanor, Carlos Bahia e o rapper brasileiro L7nnon.


REMA Skateboarding Challenge – Saquarema também abraçou o skate, pelo segundo ano, que veio para ficar no festival. Com estrutura ampliada, ações em todos os dias do festival, arquibancada cheia e ainda mais integração com o público, a disputa reuniu alguns dos principais nomes do skate nacional na mini ramp montada nas areias de Itaúna, entre eles o medalhista olímpico Pedro Barros, além das skatistas da Seleção Brasileira de Park, Dora Varella e Isa Pacheco. Com um formato dinâmico, dividido em duas equipes, lideradas pelas mesmas, e voltado à performance colaborativa, o desafio consolidou o skate como um dos pilares do festival. Fora da competição, a pista recebeu mais de 120 crianças dos projetos sociais locais, com oficinas e vivências que reforçam o papel do skate como ferramenta de inclusão, formação e desenvolvimento.
 

“O que o REMA fez com o skate é mais do que abrir espaço. Integrou, valorizou e devolveu à cena o lugar de protagonismo que ela merece. Ter uma estrutura acessível, com visibilidade e ao lado do mar, muda a percepção do público e inspira a nova geração. O impacto disso vai muito além do evento. E ainda fechamos com uma competição local de best trick e pista só para as minas”, destaca Nathalia Harry, head de marca do REMA
 

A pista também esteve aberta ao público em dias alternados e encerrou sua programação com uma jam session com skatistas convidados, em clima de celebração. A presença do skate no REMA reforça o compromisso do festival em unir práticas urbanas e praianas, democratizar o acesso ao esporte e transformar espaços públicos em pontos de encontro, aprendizado e expressão.
 

 

REMA Skateboarding Challenge reuniu nomes de peso, sob a liderança de Dora Varella e Isa Pacheco, do skate Park, no primeiro final de semana - Crédito: Affonso Dalle


A música também teve lugar de destaque no festival com o REMA Sounds. O palco Praya apresentado pela Prefeitura de Saquarema trouxe uma curadoria conectada ao lifestyle do evento. A grande atração internacional da edição foi o cantor Donavon Frankenreiter, que encerrou o festival no domingo (20) em um show gratuito na Praia de Itaúna, assistido por cerca de 2.500 pessoas. Donavon, referência mundial do surf music, trouxe ao palco sua trajetória de mais de 20 anos de estrada em meio à uma turnê mundial. Além dele, nomes como Oriente, DibobEmmanoMaragaiaÍndio e a Tribo do Reggae passaram pelo palco. Artistas e bandas locais também integraram a grade, reafirmando o compromisso do festival em valorizar talentos da região e fomentar a economia criativa.


“O REMA Sounds é uma das expressões mais visíveis do nosso propósito de criar experiências acessíveis, diversas e com identidade. A escolha dos artistas, a ambientação do palco e o envolvimento com o público mostram que a cultura tem força para transformar a relação das pessoas com o território”, explica Nathalia Harry.
 

Entre as novidades da edição, o REMA Cine foi outro ponto de encontro que ampliou a proposta cultural do festival. Instalado na Casa REMA, o espaço exibiu sessões ao ar livre de curtas, documentários e produções independentes voltadas a temáticas como oceano, esporte, juventude e meio ambiente. As sessões aconteceram ao pôr do sol e à noite, promovendo encontros intergeracionais em uma área de convivência com vista para o mar. A noite de maior emoção aconteceu em uma homenagem a Léo Neves, em um documentário apresentado pelos filhos, Valentin Neves e Léo Neves Jr., que foi antecedido por uma homenagem entre surfistas no mar de Itaúna.
 

Valentin Neves e Léo Neves Jr. em homenagem ao pai, Léo Neves
Crédito: Thiago Diz
Vídeo completo aqui.

 

O evento reafirmou também seu compromisso com práticas de sustentabilidade e inclusão, essência do REMA desde a primeira edição. A Praia de Itaúna, certificada com o selo internacional Bandeira Azul desde 2022, manteve a excelência em gestão ambiental durante todo o período do festival. Em parceria com a Blue Birds BR, cerca de 300 crianças de escolas municipais participaram de atividades de educação ambiental voltadas à cultura oceânica e preservação dos ecossistemas costeiros. A presença dos Agentes do Verificado pelo Clima, uma iniciativa da ONU e da Purpose com apoio do TikTok, reforçou as narrativas de justiça climática e combate à desinformação por meio da produção de conteúdo nas redes sociais e interação com o público presente. A gestão de resíduos e materiais foi feita de forma responsável, com uso de placas reutilizáveis e eliminação de plásticos descartáveis. Além disso, o evento promoveu mutirões de limpeza de praia, articulação com marcas e entidades que oferecem soluções regenerativas, como Eco Local e Ocean Drop.
 

Pelo quinto ano consecutivo o evento aconteceu na Praia de Itaúna com uma grande estrutura e movimentou a economia da Capital Nacional do Surfe - Crédito: REMA


O REMA apresentou WSL Saquarema Surf Festival em memória a Léo Neves, junto à Prefeitura de Saquarema teve patrocínio da Cerveja Praya, Rip Curl e Monster Energy Drink, com apoio da Ocean Drop e Viação 1001. Com parceiros institucionais como a Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro), ASS (Associação de Surf de Saquarema) e CT Léo Neves; e parceiros de mídia como Surfguru, Flamboiar, Waves, Canal Woohoo, Rádio Portal Costa do Sol FM e Saquarema da Informação. Com realização da 213 Sports/V3A, o WSL Saquarema Surf Festival foi licenciado pela WSL Latin America.
 

Sobre o REMA - Apresentado pela Prefeitura de Saquarema e realizado pela 213 Sports/V3A, o evento homenageia Léo Neves e evoluiu para o REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte), unindo surfe, skate e música em um grande encontro ao ar livre. Com competições de alto nível, incluindo o QS 6000, Pro Junior e Longboard Pro, o festival oferece igualdade de premiação entre homens e mulheres e atrai atletas da elite mundial. A novidade para esta edição é a ampliação das atividades, com a competição de skate agora acontecendo em dois dias, além de uma programação diversificada de ações artísticas e educativas. A parceria com a Prefeitura de Saquarema segue fortalecida, estimulando a economia local e o turismo, além de apoiar jovens surfistas da região com vagas exclusivas. Em 2025, o REMA também destaca a sustentabilidade, com a certificação internacional de Bandeira Azul e ações para preservação ambiental durante o evento.
 

Sobre a V3A - União de talento, criatividade e inovação. Estes elementos formam o DNA da V3A, uma empresa que se destaca nos mercados de live marketing (On Demand) e projetos proprietários (Ventures). Com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, a V3A possui uma trajetória marcada pelo reconhecimento do mercado, com dezenas de prêmios conquistados e a realização de centenas de projetos, campanhas e ações para clientes de diversos setores da indústria, como Petrobras, L'óreal, Globo, entre outros. Além de sua expertise em live marketing, a divisão de Ventures, transforma insights em propriedades intelectuais desenvolvendo eventos proprietários que geram novas oportunidades para marcas e consumidores. São mais de 10 projetos em crescente ascensão nos mercados de esportes, e-sports, música e cultura, como o World Trail Races - WTR (esportes outdoor), TRITON (triathlon), REMA - antigo Saquarema Surf Festival (surfe), SLS Brasil (skate), Martial Arts Championship (MAC), Prêmio eSports Brasil - PEB e o Multiplatform eSports Games - MEG (e-sports), Living Books (cultura), Lapa pela Lapa (música), entre outros.
 

Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 80 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de esporte e entretenimento. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Vivo Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Red Bull Pool Clash, entre outros.


Sobre a WSL – A World Surf League (WSL) é a casa do surfe competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surfe e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o site