• Interessados em concorrer na 67ª edição devem realizar a inscrição no site; 

• No mesmo prazo, quem quiser compor o júri ou sugerir nomes deve preencher o formulário disponível on-line
 

O mais tradicional reconhecimento do mercado editorial brasileiro, o Prêmio Jabuti, está recebendo indicações de interessados em compor ou sugerir nomes para o júri da 67ª edição. A premiação é promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e as indicações devem ser feitas até o dia 25 de abril de 2025, por meio de formulário disponível no site (www.premiojabuti.com.br)
 

A seleção será conduzida pela curadoria liderada por Hubert Alquéres, curador do prêmio pelo terceiro ano consecutivo. Ele também consultará especialistas e profissionais de todo o país para a composição final do júri.

Os profissionais indicados não poderão ter vínculo exclusivo com editoras, autores(as), obras ou iniciativas inscritas em qualquer categoria da premiação, nem manter grau de parentesco com pessoas inscritas na 67ª edição do Prêmio Jabuti.
 

Também até o dia 25 de abril, às 18h (horário de Brasília), seguem abertas as inscrições com desconto, válidas para todos os participantes — associados da CBL, autores independentes, associados a entidades congêneres e não associados. A promoção contempla todos os tipos de inscrição: obra individual ou coleção. Os valores e demais informações estão disponíveis no regulamento e no site do prêmio.
 

67ª edição do Prêmio Jabuti - novidades 

A grande novidade deste ano é o prêmio especial para o vencedor da categoria Livro do Ano. Em celebração ao Ano da Cultura Brasil/Reino Unido, o ganhador será contemplado com uma viagem à Feira do Livro de Londres em 2026, com credencial para o evento, passagem aérea, hospedagem, alimentação e uma agenda de compromissos organizada pela CBL, com encontros, palestras e ações de divulgação da obra. O vencedor também receberá a tradicional estatueta do Jabuti e o valor de R$ 70 mil.
 

Além do Livro do Ano, o prêmio contempla 22 categorias, organizadas em quatro eixos. No eixo Literatura, estão Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance de Entretenimento e Romance Literário. No eixo Não Ficção, as categorias são Artes, Biografia e Reportagem, Economia Criativa, Educação, Negócios e Saúde e Bem-estar. No eixo Produção Editorial, serão avaliadas obras nas categorias Capa, Ilustração, Projeto Gráfico e Tradução. Já no eixo Inovação, estão as categorias Escritor Estreante – Poesia, Escritor Estreante – Romance, Fomento à Leitura e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.
 

Na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, as obras poderão ser inscritas pela editora brasileira, editora estrangeira, autores ou agentes literários. A editora vencedora desta categoria receberá uma estatueta do Jabuti e, caso já seja filiada ao Projeto Brazilian Publishers, será contemplada com uma Bolsa de Apoio à Tradução, no valor de R$5 mil, oferecida pela CBL. Este montante deverá ser utilizado para traduzir uma nova obra de seu catálogo, em língua portuguesa, para qualquer outro idioma. Se a editora brasileira não participar do BP, será contemplada com a filiação ao projeto por 12 meses.
 

Neste mês de abril, o Rio de Janeiro será reconhecido como Capital Mundial do Livro pela UNESCO. Para celebrar a ocasião, a CBL, por meio do Prêmio Jabuti, promoverá uma série de ações em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. O objetivo é valorizar a produção editorial nacional, ampliar o acesso ao livro e incentivar o diálogo intercultural.
 

Na cerimônia oficial de lançamento do calendário de ações do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro, prevista para o dia 23 de abril, será anunciada a criação de um Jabuti Especial, concedido em caráter extraordinário. Como parte das comemorações, também estão previstos encontros com autores(as) e editores(as) premiados(as), divulgação internacional das obras vencedoras e participação institucional do Jabuti na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
 

Etapas e cerimônia final

As informações sobre semifinalistas e finalistas, a escolha da Personalidade Literária, além da data e local da cerimônia de entrega da premiação, serão divulgadas ao longo do ano. As atualizações estarão disponíveis no site e nas redes sociais do Prêmio Jabuti e da CBL, além de comunicados à imprensa.