Furlani e Luciana entregaram as carteirinhas para crianças e adolescentes da cidade


Símbolo de força e resistência, o girassol é a referência nos cordões dos pessoas com deficiências ocultas. Com o objetivo de facilitar a comunicação desse público e garantir o suporte e respeito aos direitos de que necessitam, como atendimento prioritário ou em situações de emergência, o prefeito Luiz Furlani e a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves, entregaram 20 carteirinhas a crianças, adolescentes e jovens da cidade, nesta quinta-feira, dia 03. O subsecretário da Pasta, Lucas Alves, também participou da entrega.
Mais que isso, o símbolo carrega toda a sua importância a quem sempre buscou por identidade e pertencimento, como é o caso do jovem Johann Zigler, de 20 anos. Universitário, no Curso de Biomedicina, ele falou que o sentimento era de felicidade ao receber os girassóis. A mãe dele, Andrea Matos, explicou porque o objeto era mais que um cordão para ele.
- Ele queria muito essa carteirinha. Ele me disse que assim se sente pertencendo a um grupo, à sociedade. Assim, ele se acha mais importante e reconhecido. Ele tem orgulho de ser autista e esse cordão significa muita coisa para ele – revelou a mãe de Johann.
O prefeito Furlani e a vice e secretária Luciana ressaltaram que a ideia dos cordões é trazer todas as pessoas para perto, entendo o que pode ser feito para melhor assistir cada cidadão.
- Somos um governo que gosta de gente, que trabalha para as pessoas e ama seu povo. Estamos estudando muitas ações e planejando projetos que vão permitir melhores diagnósticos e terapias para pessoas com deficiências ocultas – adiantaram Furlani e Luciana Alves.
Deficiências ocultas ou não aparentes, incluem condições como surdez, autismo, TDAH, Doença de Crohn, Síndrome de Tourette, fibromialgia e algumas deficiências intelectuais. O uso do cordão é opcional e não afeta os direitos das pessoas com deficiência.