Inspirada no clássico da literatura “O Médico e o Monstro”, peça investiga a dualidade humana com intensidade e poesia sendo reconhecida com prêmios de melhor ator, diretor e melhor texto no 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí. Estreia acontece dia 7/03, em Araguari, com entrada gratuita e patrocínio da Cemig.

 
 

Aclamado pelo público e pela crítica, o espetáculo “Homem-Bomba” retorna aos palcos em uma nova turnê com apresentações gratuitas em diversas cidades de Minas Gerais, com exceção de Uberaba, onde haverá cobrança de ingresso com valor popular. Lançada em 2018, O espetáculo, escrito por Cynthia Paulino e dirigido e protagonizado por Luiz Arthur, se consagrou nos palcos mineiros e coleciona premiações e entusiastas pelo Brasil. Viabilizado por meio do patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto reafirma o compromisso com a democratização do acesso ao teatro e o fortalecimento da cena cultural mineira.
 

Espetáculo HOMEM-BOMBA, com Luiz Arthur. Crédito da Foto Catarina Paulino


Com 50 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos, Luiz Arthur leva ao palco uma narrativa envolvente que já conquistou plateias de vários estados. O giro de março é o início de uma temporada que percorrerá 21 cidades de Minas Gerais ao longo do ano. Na primeira etapa da circulação, “Homem-Bomba” marca sua presença em cidades que já receberam a peça com sucesso estrondoso, como Araguari (07/03), Uberlândia (09/03) e Varginha (30/03). O retorno a esses municípios reafirma a força do solo, que conquistou plateias lotadas e uma recepção calorosa.


Além disso, pela primeira vez, o espetáculo chega a Uberaba (08/03) no teatro SESIMINAS, que além de ser um Centro Cultural, também reflete a história da cidade. O casarão construído em 1920 faz parte da estrutura do local e conta com dois pavimentos, inteiramente restaurados onde recebe as principais atrações culturais do Centro Cultural da cidade. A apresentação vai contar com a intérprete de libras Ariane Peçanha. Viçosa (13/03), Muriaé (14/03), Pará de Minas (15/03), Poços de Caldas (29/03) e Passos (28/03), onde Luiz Arthur recebeu o prêmio de Melhor Ator na última edição do Festival Nacional de Teatro da cidade, em 2024, também recebem o espetáculo pela primeira vez.


"Minha expectativa é de superar ainda mais o sucesso extraordinário da primeira turnê", afirma Luiz Arthur. "Passamos por 13 cidades patrocinadas pela Cemig com um alcance maravilhoso. O espetáculo chega com intensidade a públicos diversos, pois fala sobre autoconhecimento de uma forma provocadora, sem dourar a pílula. O público se vê diante de temas que definem nossa identidade e integridade, cabendo a cada um decidir o que fazer com esse confronto."

Para o ator, a turnê é mais do que uma agenda de apresentações; é um projeto de conexão com as diferentes vivências e culturas do estado. "Minas Gerais tem mais de 800 municípios, e espero rodar o máximo de cidades possíveis. Independentemente do porte da cidade, cada plateia traz uma experiência única, uma troca que me faz crescer como artista e ser humano."
 

Crédito da foto Catarina Paulino


A resposta do sucesso é a recepção do público como parte essencial da construção dessa experiência. "Tive na plateia pessoas de condições sociais muito simples que me deram verdadeiras aulas. A peça provoca, inquieta e abre espaço para reflexões filosóficas, mas sem perder a capacidade de envolver e divertir", pontua o ator. “Homem-Bomba é, acima de tudo, um espetáculo que convida à autoanálise e ao questionamento. Uma experiência cênica potente, visceral e imperdível”, finaliza ele.


Já a crítica reforça a potência do solo. O jornalista e crítico Bruno Cavalcanti, publicou no site Observatório do Teatro, do portal UOL, uma análise entusiasmada a respeito da interpretação de Luiz Arthur: "Sem perder o fio da meada, Arthur volta a se comprovar um dos melhores atores de sua geração com um excelente timing de tragicomédia na qual pauta sua personagem”. Já Carol Braga, jornalista no site Culturadoria, publicou: “É sensacional ver um ator com tamanho domínio de todos os seus elementos em cena. Luiz Arthur é um ator dos grandes".


O solo, vencedor dos prêmios de Melhor Ator (Luiz Arthur), Melhor Direção (Luiz Arthur) e Melhor Texto (Cynthia Paulino) no 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, em setembro de 2022, foi eleito um dos espetáculos preferidos do público em uma votação promovida pelo perfil Atores da Depressão, comunidade com mais de 100 mil seguidores.

 

Crédito da doto Catarina Paulino


Sobre a peça 

Com inspiração no romance “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde”popularizado como ‘O Médico e o Monstro’, do britânico Robert Louis, “Homem-Bomba” apresenta um protagonista que mergulha nas contradições do ser humano. "O monstro não é um ser distante de nós. Ele nos habita, e cabe a cada um cuidar, compreender e educar a sua própria sombra", reflete Luiz Arthur. Em cena, essa dualidade se materializa em uma figura que mistura traços de açougueiro, cientista e algoz de si mesmo, em um espaço reduzido de 2m², evocando um ambiente claustrofóbico e visceral.

A montagem se destaca, também, pelo rigor dramatúrgico e pela riqueza de referências, que vão de Aldous Huxley e Shakespeare a Carl Jung, Kafka e Beckett. "A trilha sonora também é uma viagem surpreendente, com Beethoven, Aretha Franklin e até um trecho de Pagliacci no gogó", comenta o ator.


De Araguari a Varginha: veja detalhes das cidades que recebe a peça no mês de março 

Abrindo a turnê que percorrerá 21 cidades, o espetáculo inicia sua jornada pelo estado de Minas Gerais com apresentações especiais ao longo do mês de março. A primeira parada será em Araguari, no dia 7, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, às 20h, com entrada gratuita, por ordem de chegada, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. No dia 8, Uberaba recebe a única apresentação com bilheteria desta etapa da turnê. No Teatro SESIMINAS Uberaba, os ingressos têm preço promocional de R$15 até 5 de março, podendo ser adquiridos pelo Sympla e na bilheteria do teatro. O espetáculo contará com intérprete de Libras.

 

Seguindo para Uberlândia, no dia 9, a apresentação acontece no Ponto dos Truões, às 19h, com entrada gratuita, por ordem de chegada, e distribuição de senhas 30 minutos antes. A peça retorna à cidade após uma recepção entusiasmada em 2023, quando o público superou a capacidade do espaço. Já no dia 13, a Universidade Federal de Viçosa recebe a montagem no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, às 19h. A entrada é gratuita e por ordem de chegada, sujeita à lotação.

No dia 14, é a vez de Muriaé, com apresentação no Teatro Zaccaria Marques, às 20h, também com entrada gratuita, por ordem de chegada, e sujeita à lotação. No dia seguinte, 15 de março, Pará de Minas recebe o espetáculo no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, às 19h, com retirada de senhas uma hora antes da sessão. Ambas as cidades recebem a peça pela primeira vez.
 

Encerrando o mês, no dia 28, a turnê passa por Passos, no Teatro Gustavo José Lemos, às 20h. A retirada dos ingressos será entre os dias 24 e 28 de março, das 13h às 17h, no local. No dia 29, Poços de Caldas entra na rota com apresentação no Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga, às 20h, sendo esta a estreia do espetáculo na cidade. Já no dia 30, a peça retorna a Varginha, no Theatro Municipal Capitólio, às 19h.

 

Ficha Técnica 

O espetáculo ganha vida sob a direção sensível e envolvente de Luiz Arthur, que também assina a trilha sonora e dá corpo e voz à atuação. O texto, escrito por Cynthia Paulino, conduz a narrativa com profundidade e intensidade, enquanto a ambientação cênica é fruto de um trabalho conjunto entre a autora e o diretor. A iluminação e a coordenação técnica ficam a cargo de Marina Arthuzzi, que cria atmosferas impactantes para cada cena. O figurino, concebido por Cynthia Paulino, e os adereços, elaborados por Mauro Gelmini, reforçam a identidade visual do espetáculo, assim como a maquiagem assinada por Linda Paulino, que contribui para a caracterização da personagem. O designer gráfico e o impulsionamento das redes sociais são desenvolvidos por Samara Martuchelli, garantindo a comunicação visual e a divulgação da peça. A realização é da Companhia Teatro Adulto, consolidando mais um projeto que valoriza a cena teatral mineira.

 

Crédito da foto: Catarina Paulino


Sobre Luiz Arthur: 

LUIZ ARTHUR é ator, diretor, produtor e professor de teatro. É cofundador e integrante da Companhia Teatro Adulto (MG). É professor de interpretação e coordenador da Escola de Teatro PUC Minas, onde dirigiu diversos espetáculos. Recebeu vários prêmios e distinções pelo seu trabalho de criação nos palcos. Seu segundo solo “Homem-Bomba” segue em turnê nacional, espetáculo pelo qual recebeu os prêmios de melhor ator e melhor diretor do 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, em 2022, e de melhor ator do 8º Festival Nacional de Teatro de Passos e Região. Luiz Arthur atuou na novela “Fascinação” (1998), no SBT. Na TV Globo, participou de “Belíssima” (2005), “JK” (2006), “Caminho das Índias” (2009), “Passione” (2010) e “Rocky Story” (2017).

 

Cemig: a energia da cultura 

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.

 

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

 

SERVIÇO 
Espetáculo “Homem-Bomba”, com Luiz Arthur 
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: Gratuito, por ordem de chegada, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Patrocínio: Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.