Com metodologia, alunos e professores podem aprofundar o desenvolvimento socioemocional, ferramenta que representa ganhos na aprendizagem
A Secretaria de Educação, Juventude e Inovação de Angra dos Reis anuncia a renovação da parceria com o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A série de conteúdos irá atender aos 23.087 alunos da rede pública municipal de ensino distribuídos em 78 escolas e duas creches. Com foco na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Ensino Fundamental I e II, o Programa vai contar com o apoio de 938 professores para a aplicação em sala de aula.
Para celebrar a continuidade do projeto, que já beneficiou mais de 45 mil alunos e 135 mil familiares ao longo dos últimos 3 anos, acontece, de 4 a 7 de fevereiro, a Semana Pedagógica, evento que celebra a educação e contará com palestra e dinâmicas promovidas pela Mind Lab. O objetivo é promover um momento de reflexão e imersão sobre formatos eficazes de se planejar para o ano letivo.
"É com entusiasmo que renovamos a parceria com o Programa MenteInovadora, que ajuda a extrair todo o potencial socioemocional e criativo das nossas crianças. A educação é um real investimento para o futuro da nossa cidade e é isso que nos move para continuar valorizando nossas escolas, que tornarão as pessoas daqui ainda mais capacitadas para os desafios pessoais e profissionais da vida adulta", afirma o Secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
Para Miriam Dantas, Coordenadora Pedagógica da Mind Lab, a palestra a ser conduzida pela empresa durante a Semana Pedagógica vai permitir que os participantes reflitam sobre a importância da empatia, do diálogo e da resolução de conflitos. “Esses são pilares que sustentam um ambiente escolar saudável e colaborativo. Ao exercitar essas habilidades, os educadores estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios do dia a dia, criando um espaço onde todos se sintam ouvidos e respeitados".
O evento terá oficinas para apresentar os principais diferenciais da metodologia do Programa MenteInovadora. Entre as atividades, o Mancala, jogo africano milenar, que proporciona uma experiência prática e lúdica para o desenvolvimento de habilidades de planejamento, avaliação e resultados, exigindo que os jogadores pensem estrategicamente, considerando a ordem dos movimentos e a necessidade de bloquear ou minimizar uma ameaça feita pelo oponente. "Essa dinâmica não só estimula o raciocínio lógico, mas também ensina a importância do planejamento e da execução cuidadosa de ações, habilidades que são cruciais tanto no jogo quanto na vida", explica Miriam.
Sobre a Semana de Formação pedagógica promovida pela Secretaria de Educação, Juventude e Inovação de Angra dos Reis
Em sua 3ª edição, a Semana de Formação 2025, possui uma programação intensa, que acontecerá entre os dias 03 e 07 de fevereiro onde mais de 2.000 educadores terão a oportunidade de participar de diversas atividades, como palestras e laboratórios em uma semana que visa aprimorar as práticas pedagógicas e qualificar os profissionais da educação do município.
A Semana de Formação tem como objetivos: atualizar os conhecimentos dos profissionais sobre as novas tendências da educação, promover o intercâmbio de experiências entre os profissionais da rede, fortalecer o trabalho em equipe e a construção de projetos colaborativos, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Angra dos Reis com base nos resultados analisados.
O Programa Mente Inovadora, mais uma vez parceiro deste grande evento, compõe o escopo como parte dos laboratórios ofertados. A oferta de formações soma 237 laboratórios e 32 palestras distribuídas ao longo da semana.
O Programa MenteInovadora
Estruturado a partir de um tripé composto por jogos de raciocínio, métodos e o professor como mediador, é focado em um trabalho com competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais usando ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção ou reconstrução de seus mecanismos de raciocínio e na regulação de suas emoções. Além disso, parte do material explora de modo bastante concreto a aplicação dessas ferramentas cognitivas e socioemocionais aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Os componentes dos jogos são usados para trabalhar conceitos específicos dessas disciplinas através de uma abordagem dialogada, integrada e lúdica. Isso favorece o processo de recomposição de aprendizagens, fundamental para os desafios impostos pelo contexto atual.
Os materiais da Mind Lab já estiveram presentes em mais de 10 mil escolas, de 17 estados brasileiros, atingindo instituições educacionais públicas e privadas. Em duas décadas, desde sua fundação, a proposta já ajudou a capacitar 210 mil professores no Brasil.
Sobre a Mind Lab
A Mind Lab existe para transformar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergias entre projetos que contribuem para reduzir as desigualdades educacionais e tirar famílias da linha da pobreza. Educar para o futuro e resolver os débitos do passado é a nossa missão.
Por meio do Programa MenteInovadora e da eduK, unidades de negócio com propósitos de transformação social voltadas para a redução das desigualdades na educação e na geração de renda, sobretudo com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Mind Lab já impactou mais de 16 milhões de pessoas. O MenteInovadora desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 210 mil professores em 17 Estados brasileiros, enquanto a eduK alcançou mais de 9 milhões de pessoas.