"Cadu Barcellos - Cria não morre, vira lenda" estreia dia 19 de fevereiro, às 18h, com entrada franca

Materiais de divulgação: https://drive.google.com/drive/folders/1PEAJjzl8JogCMo1b3-KN9oSd5wV89jy8?role=writer  

Rio de Janeiro, fevereiro de 2025– A favela da Maré será palco da estreia do curta-documentário "Cadu Barcellos - Cria não morre, vira lenda", uma homenagem ao cineasta negro e cria da comunidade, Cadu Barcellos, que faleceu em 2020. A exibição ocorrerá no CineBela Maré, no dia 19 de fevereiro, a partir das 18h, com entrada franca.

O filme reúne imagens de arquivos e depoimentos emocionados de amigos, familiares e parceiros de trabalho de Cadu, como Cacá Diegues, Renata Magalhães, Pai Adailton Moreira, Victor Santiago, Jailson de Souza, Naldinho Lourenço, Nil Lima (No Lance), Sabrina Martina e Jéferson. Através de suas falas, o público terá a oportunidade de conhecer a trajetória inspiradora de Cadu, sua paixão pelo cinema e seu compromisso com a comunidade da Maré.

A produção do documentário foi um processo colaborativo, que envolveu a coleta de fotos, vídeos, áudios e outras lembranças de momentos compartilhados com Cadu. O material reunido ajudou a construir uma narrativa emocionante e autêntica sobre sua vida e obra.

"Cadu Barcellos - Cria não morre, vira lenda" é uma realização da Iroko Produtora, empresa co-fundada pelo cineasta Wagner Novais, amigo e parceiro de Cadu no longa "5x Favela - Agora por Nós Mesmos", responsável pelo roteiro e direção, e pela jornalista Juliana Portella, líder da comunicação e produção. O documentário é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

Sobre Cadu Barcellos:

Cadu Barcellos se destacou na direção do longa “Cinco vezes favela – Agora por nós mesmos”, assinando o episódio “Deixa voar”. O filme foi exibido no Festival de Cannes 2010. Barcellos também integrou a equipe que escreveu e dirigiu o filme “5x Pacificação”. Além disso, foi assistente de direção de "Greg News", programa comandado por Gregorio Duvivier, diretor artístico do grupo No Lance. Participou da equipe de pesquisa do documentário “Favela Gay” (2014), foi assistente de direção do canal Porta dos Fundos e cocriador da ONG Maré Vive.

O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.