Entre músicas autorais, regravações e clássicos, grupo mineiro apresenta repertório para o folião 


O carnaval está batendo na porta e o bom folião já está se preparando para colocar uma bela fantasia e partir para a rua. Neste ano, oficialmente, a maior festa popular do planeta acontece na terça-feira, dia 3 de março, mas sabemos que tudo começa mesmo é na sexta-feira, dia 28 de fevereiro. 


Completando a folia, o que não pode faltar é música. Do axé vindo dos icônicos trios elétricos que agitam o carnaval de Salvador, passando pelos típicos sambas enredos que embalam as escolas de samba no Rio de Janeiro, ou ainda do maracatu e o frevo que energizam as ladeiras de Recife e Olinda e, claro, no comando dos blocos de rua das agitadas cidades mineiras como Ouro Preto e Diamantina, é a música que de fato comanda a multidão. 


Dentro dessa festa, a Banda Bistrô, filha da eclética mistura de ritmos de Belo Horizonte, disponibiliza para o ouvinte um repertório para lá de animado. Apostos para deixar qualquer carnaval ainda mais animado. Do jeito que precisa ser. 


“Carnaval é muito mais do que festa. É cultura. É identidade. É um traço brasileiro que acaba unindo nosso país de Norte a Sul. Eu, como músico, jamais ficaria de fora dessa mistura maravilhosa de alegria, suor e música. Claro que temos alguns clássicos que, com certeza, vão embalar o carnaval de muita gente. Fica o convite para que vocês nos acessem, apreciem nosso trabalho e incorpore isso nas suas playlists”, convida Wallace Laender, vocalista e líder do grupo.


Com agenda aberta para novos shows em 2025, o grupo disponibiliza gratuitamente no Spotify, no YouTube e em todas as outras plataformas digitais suas canções que vão do swingmap baiano, passando pela MPB, num leve flerte com o rock e chegando até no reggae.Como bons mineiros que são, os meninos sempre preparam uma resenha saborosa.


Veja aqui cinco canções da Bistrô que vão deixar seu carnaval mais animado,


  1. Amigo Joel: Composição inédita dos Moraes Moreira (1947 – 2020) e Luiz Galvão (1935 – 2022), essa canção chegou através da família de Galvão e do produtor Renato Freire, que trabalhou com Moraes Moreira e apostou no Bistrô. Com uma guitarra dançante casada com solos de bateria, essa canção não vai deixar ninguém parado.

  2. Lua e estrela: Esta é o último hit do quarteto. Regravação de Caetano Veloso e composta por Vinícius Cantuária, essa música foi lançada no final de 2024, mas já é um verdadeiro estouro nas plataformas. Nesta versão, ao mesmo tempo reverenciosa e inventiva, a música ganha nova sonoridade a partir das combinações vocais e instrumentais do quarteto.

  3. Minha Preta: Um reggae autoral da Bistrô, bem calminho para contar a história da beleza de uma mulher indomável e que sabe encantar o seu amado. Essa é uma canção para dançar sozinho, para dançar a dois, para dançar como bem quiser.

  4. Demora não: Outra autoral, a aposta aqui é uma pegada pop rock para contar a história de um homem que está morrendo de saudade da namorada e ansioso para aproveitar um pouquinho da noite. A sonoridade é tão gostosa que, certamente, vai ajudar qualquer folião a subir e descer uma ladeira de carnaval.

  5. Várias queixas: Um grande hit da Timbalada, que foi revitalizada pelos netos de Gilberto Gil na banda Gilsons, essa faixa não tem erro. A diferença é que nas paradas da Bistrô, a roupagem é um pouco mais mineira, com um ritmo um pouco mais agitado, mas que não deixa de ser romântico.


Sobre a Banda Bistrô

Por volta de 2012, os irmãos Wallace Laender, Peterson Carlos e Vinny Soares ao lado do amigo Leo Brito resolveram iniciar uma série de encontros gastronômicos caseiros, temperados com música, como forma de unir esses dois talentos que eles compartilhavam. O grupo surgido na informalidade doméstica começou a se apresentar em eventos universitários, festas particulares e também em cidades do interior do estado. Embalados nesse processo, os quatro se permitiram sonhar com uma carreira profissional. Passados 10 anos, a distância entre o sonho e a realidade tornou-se consideravelmente mais curta.